O que é controle de versão?

Publicado terça-feira, 25 de novembro de 2014

Você já ouviu falar em controle de versão? Será que é importante para o desenvolvimento de software?

Muitas vezes deparamos com alguns problemas que atrapalham no desenvolvimento de software, como manter o histórico do nosso código no decorrer do projeto e detectar as mudanças providas pelos colegas de trabalho. E para não ocorrer esses problemas, o controle de versão vem para contribuir na organização do código.

Se deseja fazer algum controle de versão de qualquer tipo de arquivo, seja imagem, trabalhos, documentação entre outros, um Sistema de Controle de Versão (SCV) é uma boa escolha. Ele permite reverter arquivos anteriores, acompanhar alterações, comparar versões, saber quem é responsável por cada modificação e muito mais. Além disso, caso um arquivo seja apagado ou corrompido será fácil recuperá-lo.

VersionControl620x308

Como funciona o controle de versão.

Controle de Versão é composto, por duas principais partes: repositório e a área de trabalho. Repositório armazena todo o histórico dos arquivos. A área de trabalho são os arquivos que o desenvolvedor altera em sua máquina local. Após alterar os arquivos é feita uma sincronização entre a área de trabalho e o repositório.

Há três tipos de SCV:

  • Local: onde o controle versão dos arquivos é feito copiando-os para uma pasta, nomeando com data, hora e número de revisão;
  • Centralizado: possui um único servidor central contendo todos os arquivos versionados;
  • Distribuído: semelhante ao centralizado com um diferencial que cada usuário possui uma cópia do repositório com todas as suas revisões.

Atualmente existem várias ferramentas disponíveis para controle de versão. O versionamento em um Sistema de Controle de Versão Distribuído é feito na sua própria máquina, sendo possível futuramente sincronizar com um servidor.

Dica do DEV:

Para SCV centralizado existe o Subversion. Agora para SCV distribuído, podemos citar o Mercurial e Git. O SCV resolve vários problemas no desenvolvimento de software, além de ser uma boa prática de engenharia comprovadamente eficaz.

Se você conhece outros softwares, comente aqui em baixo e vamos compartilhar!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp