Você já ouviu falar em controle de versão? Será que é importante para o desenvolvimento de software?

Muitas vezes deparamos com alguns problemas que atrapalham no desenvolvimento de software, como manter o histórico do nosso código no decorrer do projeto e detectar as mudanças providas pelos colegas de trabalho. E para não ocorrer esses problemas, o controle de versão vem para contribuir na organização do código.

Se deseja fazer algum controle de versão de qualquer tipo de arquivo, seja imagem, trabalhos, documentação entre outros, um Sistemas de Controle de Versão (SCV) é uma boa escolha. Ele permite reverter arquivos anteriores, acompanhar alterações, comparar versões, saber quem é responsável por cada modificação e muito mais. Além disso, caso um arquivo seja apagado ou corrompido será fácil recupera-lo.

VersionControl620x308

Veja como funciona:

Controle de Versão é composto, por duas principais partes: repositório e a área de trabalho. Repositório armazena todo o histórico dos arquivos. A área de trabalho são os arquivos que o desenvolvedor altera em sua máquina local. Após alterar os arquivos é feita uma sincronização entre a área de trabalho e o repositório.

Há três tipos de SCV:

  • Local: onde o controle versão dos arquivos é feito copiando-os para uma pasta, nomeando com data, hora e número de revisão;
  • Centralizado: possui um único servidor central contendo todo os arquivos versionados;
  • Distribuído: semelhante ao centralizado com um diferencial que cada usuário possui uma cópia do repositório com todas as suas revisões.

Atualmente existem várias ferramentas disponíveis para controle de versão. O versionamento em um Sistemas de Controle de Versão Distribuído é feito na sua própria máquina, sendo possível futuramente sincronizar com um servidor.

Dica:

Para SCV centralizado existe o Subversion. Agora para SCV distribuído, podemos citar o Mercurial e Git. O SCV resolve vários problemas no desenvolvimento de software, além de ser uma boa prática de engenharia comprovadamente eficaz.

Se você conhece outros softwares, comente aqui em baixo e vamos compartilhar!