Branding: princípios para a criação de uma marca

Publicado sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O uso de marcas já existe há séculos como uma maneira de diferenciar e destacar um bem do outro.  O nome Brand é originário dos povos escandinavos que usava o brandr, termo que está associado ao ato de queimar. Naquela época a utilização da marca estava literalmente direcionada a gerar marcas em gado para diferenciar um do outro.

O interessante é que atualmente a finalidade é a mesma. Marcas são criadas para distinguir um produto, bem ou serviço de outro que possui a mesma característica. E construir uma marca não é tão simples quanto parece, existe uma série de fatores que contribui para identificar uma empresa desde a criação do seu escopo inicial até o reconhecimento dela no mercado onde vai atuar.

Marcas estão em todos os lugares, e se você olhar nesse exato momento para o seu redor, estará cercado de várias informações contendo marcas em objetos, cartazes, quadros, aparelhos eletrônicos de forma bem distinta, e isso tudo porque as marcas possuem um papel fundamental de identidade. Elas despertam interesses, sensações e principalmente desenvolvem crenças e valores nas mentes dos consumidores.

Pode ser considerado uma marca, tudo que possui:

  • Um nome;
  • Um termo;
  • Um símbolo;
  • Um desenho ou qualquer uma dessas combinações.

Mas afinal, o que é preciso para criar uma marca?

Para criar uma marca, primeiramente é necessário ajuda de um profissional de design ou uma agência especializada no assunto. Quando uma empresa deseja ter um logotipo próprio ou para um produto, é indispensável a visão de estratégias de identidade que faz com que essa marca seja forte e influente.

Entre outras coisas, a marca exige um processo de expressões gráficas e visuais, contendo cores e formas que só podem ser bem definidas através do conceito e visão estratégica de um designer ou especialista, que compreende o objetivo que o cliente desejar alcançar, e as principais características para sua marca gerar valor.

E meu sobrinho mais novo?

Essa história já é bem conhecida por parte dos designers que trabalham com criação de peças gráficas. O sobrinho mais novo é aquele que quando o cliente solicita um projeto de marca, o profissional manda o orçamento e o cliente diz que o sobrinho mais novo consegue fazer a mesma marca pra ele por um preço melhor. Será???

Bom, eu imagino que essa tarefa não é tão indicada para o sobrinho mais novo que brinca no paint, não é mesmo?

Portanto, se você quer dar o próximo passo e criar uma marca séria e leal ao seu negócio ou produto, é melhor ter assessoria de um profissional que entende do assunto, assim você evitará um futuro desgaste desnecessário e será bem-visto no mercado.

Você precisa ou conhece alguém que necessita de uma ajuda em sua marca? Comente abaixo. Aproveite para compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e mandar sugestões.

Um forte abraço.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp