Ainda costuma ser deixado para segundo plano, especialmente quando se trata de pequenas e médias empresas, a preocupação com a identidade visual. Junto com a falta de uma marca, vem a despreocupação com a elaboração e concretização de planos de comunicação, o que na verdade são a própria imagem da empresa. Mas neste momento vamos explorar a identidade visual, como sua criação pode se enquadrar na tabela de gastos da empresa de pequeno ou médio porte e como ela é responsável por atrair um maior número de clientes.

É importante destacar, porém, que alguns detalhes precisam ser levados em conta quando o assunto é elaborar uma identidade visual.

Cuidados básicos ao criar a identidade visual da sua empresa

identidade-visual2-592x392

Empresa de confiança

Em primeiro lugar, depois de entender a necessidade da identidade visual para a empresa, vem a preocupação de quem deve ser o responsável por criar essa identidade. Esse processo pode ser um pouco mais lento do que o esperado pelo dono da empresa, porém, é ele que vai servir de base para todo o trabalho, na parte de divulgação, que virá depois. A empresa a desenvolver a identidade visual precisa ser de confiança, para isso, peça referências. Se não tiver alguém de confiança para indicar, faça contato com mais de uma empresa e peça para ver os trabalhos já desenvolvidos por ela, assim será possível saber se a sua identidade visual será bem desenvolvida. Outra dica importante também é manter contato constante durante o processo de criação, pois isso garante que o profissional, ou profissionais, que estão trabalhando na criação tenham o pensamento alinhado com o de sua empresa.

Tipografia/ Fonte

Muitos não entendem como funciona o mundo das fontes, das cores, da tipografia. Por isso é frequente encontrarmos desde logotipos a flyers totalmente confusos, sem nada em comum e, consequentemente feios e disfuncionais. A criação de uma identidade visual é importante, como já falado. Não, seu sobrinho que gosta de brincar no Photoshop não pode ficar encarregado de tarefa tão importante. Profissionais da área estudaram e foram treinados para entender como funciona esse maravilhoso mundo, que é criar. Então, ao escolher o profissional, fique atento à importância que ele dá ao trabalho entre fontes e cores. Questione os porquês. Saiba tudo sobre a identidade que está sendo criada para sua empresa, até mesmo porque depois você pode usar isso como maneira de vender o seu produto.

Valores

Para finalizar, o valor. Essa é sempre uma grande preocupação, especialmente se a empresa for de pequeno ou médio porte. Microempresas têm diversos gastos “mais importantes” que o visual. Mas esse é um grande erro. Como citado, tudo começa pela identidade visual. É a primeira coisa notada em uma empresa. Se não tem como contratar uma grande empresa de comunicação, ou uma grande agência de publicidade, o que não falta são empresas totalmente sérias, e comprometidas com um bom trabalho, na própria internet. Faça uma pesquisa, confira seus portfólios, faça contato, explique o que deseja e espere o feedback, para depois tomar a decisão. Por serem empresas de menor porte, elas terão mais tempo de se dedicar ao seu projeto e assim desenvolver um trabalho mais rápido e também satisfatório.

Preparado para criar a identidade visual de sua empresa? Visite nosso site e confira como podemos ajudar você!