Atletas de elite se deparam com os mesmos desafios mentais que empreendedores encaram no dia a dia, de acordo com JoAnn Dahlkoetter, uma psicóloga de esportes e performance em San Carlo, Califórnia. Ela deve conhecer do assunto. Além de ser coaching de líderes empresariais, Dahlkoetter, atualmente conta com cinco atletas olímpicos ganhadores de medalhas de ouro como parte de seus clientes. Ela acha que muitas das mesmas estratégias que atletas usam para superar obstáculos mentais funcionam no meio empresarial também. Aqui vão os conselhos dela para superar os mais complicados desafios mentais, não importando se você é uma Startup ou um empreendedor já estabelecido que busca crescimento.

Desafio Nº 1. Pensamento Negativo.

Contratempos acontecem nos esportes, nos negócios e na vida. Comece se perguntando questões positivas quando você se pegar pensando: “Eu não sou bom o suficiente.” “Eu não consigo fazer isso.” “Nada está dando certo”. Tente: “O que está bom nesta situação?”. “Quais ferramentas e recursos eu preciso para me mover na direção que quero ir?”. Se perguntando perguntas positivas podem lhe ajudar a seguir em frente. Talvez o maior cliente que você perdeu não era o melhor para seu negócio, e agora você tem como atender a um cliente maior e melhor para seu negócio. Quanto mais frequentemente você mudar as perguntas negativas e transformá-las em perguntas positivas, mais fácil fica ver as oportunidades na adversidade, diz Dahlkoetter.

Desafio Nº 2. Exaustão.

Assim como atletas experimentam lesões e cansaço, mesmo o mais resiliente empreendedor pode se fadigar por se empenhar muito em seus negócios. Complementando o mais sábio conselho de comer saudavelmente e descansar adequadamente, Dahlkoetter diz: É super importante planejar intervalos de algumas horas de descanso a alguns dias de descanso dos negócios. Se isto não é possível, tire “férias mentais”.  Vá a algum lugar que você não vai ser interrompido, por 5 ou 10 minutos. Respire profundamente e visualize-se em um belo lugar, como numa praia por exemplo. Parece bobo? Pesquisas a muito tempo vem mostrando os efeitos positivos da meditação no nível de estresse e na saúde. Na verdade, um novo estudo da Universidade de Washington mostrou que a meditação pode aumentar a concentração e também a produtividade.

Desafio Nº 3. Medo.

Durante os Jogos Olímpicos, uma década ou mais de preparação e treinamento  podem fazer a diferença em uma única competição. Empreendedores tem este tipo de pressão quando eles encontram obstáculos ameaçadores ou contratempos nos negócios. Quando este medo paralisa, você tem que voltar aos princípios básicos, Dahlkoetter diz. “Lembre-se das habilidades e talentos que te levaram ao nível e sucesso em que você está agora” ela diz. “Visualize você atingindo o resultado esperado várias e várias vezes.” E aí foque no momento. Não pense no passado ou preocupe-se com o futuro. Ao invés disso, determine qual a principal ação a tomar para chegar aos resultados que você pretende. Se você estiver preocupado com fechar um grande negócio, faça uma lista de tarefas com as melhores possibilidades e vantagens – estude os concorrentes, pontos positivos e negativos, escreva uma proposta “matadora”, ajeite sua apresentação – e aí faça suas tarefas definidas, uma por uma. Tomar uma atitude positiva é um ótimo jeito de dissolver o medo, ela diz.

Artigo escrito por Gwen Moran. Siga @gwenmoran no Twitter. Gwen Moran é uma autora freelance e co-autora do livro “The Complete Idiot’s Guide to Business Plans (Alpha, 2010)”.

Texto retirado e traduzido do site de empreendedorismo TheEntrepreneur.com http://www.entrepreneur.com/blog/224082?cam=Dev&ctp=Carousel&cdt=1&cdn=224082

Espero que estejam gostando das nossas traduções de artigos únicos, que achamos importantes e de ótimas práticas para futuros empreendedores e empreendedores já consolidados.