roteiro-sucesso

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” (Jean Cocteau)

Quando penso em motivação a primeira coisa que vem à minha cabeça é a frase de Jean Cocteau,  um dos mais talentosos artistas franceses do século XX. Definitivamente, não existe sucesso sem motivação.

É comum ver pessoas que sentem uma enorme dificuldade em encontrar motivação suficiente para ir comprar um pão na padaria. O problema disso tudo é que, a maioria dessas pessoas que não conseguem diagnosticar motivação suficiente para isso, reclamam ou irão reclamar de que não tiveram oportunidade para fazer aquilo acontecer.

Nem sempre, a pessoa mais inteligente, o que tirava as melhores notas na escola, será um profissional exemplar se não tiver certa dose de motivação para chegar até a luz do sucesso. Digo isso, pois na minha curta experiência profissional até aqui, vi casos como esse se tornar realidade.

Para alcançar o sucesso e concluir certa ideia, até então na sua cabeça, é preciso responder uma pergunta básica antes de mais nada: Qual a sua verdadeira vontade de fazer aquilo acontecer?

Já repararam que as pessoas sem motivação tem medo do sucesso? Tem medo de que aquela ideia possa dar certo e por isso vivem achando pontos negativos para não executa-la? Por incrível que pareça, isso existe.

Há pessoas que hoje estão paralisadas, idealizando seu futuro, planejando, planejando, planejando e, quando estão quase executando, planejam mais um pouquinho. Não que eu seja contra o planejamento ou uma análise mais minuciosa para tomar uma decisão mais importante. Pelo contrário. O planejamento deve existir, mas a força de vontade de sair da zona de conforto e ver se aquela ideia vai ou não dar certo, deve ser mais forte do que planejamento, e que se aquela ideia der errada, que dê errada rápido, justamente para você juntar toda experiência adquirida com isso e já começar a planejar seu próximo esforço.

É necessário ter fé. Ao contrário de que muitas pessoas acham, ter fé não significa necessariamente ter algum vínculo religioso para acreditar. Ter fé, significa acreditar e ter a convicção no sucesso de algo, o que pode ser sua ideia e seu planejamento. A fé de uma pessoa nas suas próprias capacidades  tem um surpreendente efeito multiplicador sobre essas mesmas capacidades.

Portanto, o primeiro passo para o sucesso é a ação. Pergunte-se: “Daqui a um ano, ou cinco, o que desejará ter feito hoje?” O segredo de estar na frente nesse mundo é primeiramente iniciar algo.

E você, tem medo do sucesso?