15 erros de Marketing no Instagram que você não pode cometer

Sua empresa tem um Instagram mas não está conseguindo se destacar e atrair mais público? Então provavelmente você está cometendo algumas falhas que estão influenciando nisso. Para facilitar esse processo, iremos te ajudar a identificar alguns erros de Marketing no Instagram que podem estar te atrapalhando na hora de divulgar a sua marca e engajar o seu público.

Confira agora 15 erros de Marketing no Instagram que você não pode cometer!

 

Não definir uma estratégia direcionada à uma meta

 

Quando o assunto é fazer Marketing no Instagram, não ter uma estratégia definida a partir de uma meta é um problema que pode resultar em oportunidades e esforços (financeiros, inclusive) gastos sem necessidade. Você pode até passar a pensar que fazer Marketing Digital não traz retorno, o que é um erro.

Se você quer, por exemplo, aumentar o tráfego no seu site a partir das interações dos seus seguidores no Instagram (meta) defina uma estratégia voltada para atingir esse objetivo.

Não ter um link direcionado no seu perfil

 

Se sua empresa tem um site é fundamental que ele possua tráfego, ou seja, que tenha uma boa quantidade de acessos. É isso que mantem qualquer site vivo!

Se você não usa o Instagram da sua empresa para redirecionar seus seguidores até seu site, está na hora de rever isso. Coloque no perfil um link que encaminhe os usuários da rede até ele. Faça o mesmo com postagens que tenham relação com conteúdos já postados no site.  Para isso, use as legendas.

Deixar a conta no modo privado

 

Essa é óbvia, mas ainda acontece. Se o seu objetivo é atrair mais usuários para o seu Instagram, então por que manter o seu perfil como privado? Na internet, as pessoas, cada vez mais, procuram por coisas fáceis e rápidas. Só o fato de ter que pedir solicitação para seguir determinado perfil e esperar ser aceito já desanima muita gente.

Colocar o perfil da sua empresa como privado é como dizer para os seus possíveis futuros usuários que você não os quer lá. Se quer manter algum perfil nessa condição, que seja o seu pessoal.

Postar fotos repetidas

 

Conquiste a atenção dos seus seguidores com postagens originais. É muito comum alguns perfis fazerem “reposts” de uma mesma foto depois de um certo tempo da primeira postagem. Não faça isso! Além de tornar o seu perfil desinteressante e pouco criativo, você, inevitavelmente, acabará perdendo seguidores. Existem algumas exceções onde conteúdos duplicados podem ser aplicados, mas no geral, evite-os.

Não responder as mensagens dos seus seguidores com rapidez

 

O Instagram também é uma ótima forma de estabelecer contato com o seu público, não só através dos comentários, mas também das mensagens. Muitos usuários utilizam desses recursos para falar sobre alguma post específico ou mesmo tirar dúvidas.

Por desinteresse ou mesmo falta de atenção por parte de quem gerencia o perfil, muitas dessas mensagens acabam não sendo respondidas. Isso não deveria acontecer nunca! A reputação da sua empresa depende também da forma como você interage com o seu público seja para agradecer um elogio, responder uma dúvida ou tentar resolver uma crítica.

Não cuidar da estética do feed

 

Muitos perfis publicam imagens ou vídeos sem cuidar da estética visual do seu feed. Isso é um erro grave! Ter uma estratégia visual para sua conta no Instagram pode ajudar a destacar o seu negócio dos concorrentes e reforçar a sua marca e posicionamento, atraindo mais o seu público-alvo. Para investir em uma estética mais coerente entre as suas postagens você pode utilizar uma paleta de cores similares nas fotos, optar por cenários semelhantes e pelo mesmo estilo de foto ou por molduras e montagens parecidas, entre outras coisas.

Focar na quantidade e não na qualidade

 

Nem sempre fazer muitas postagens implicará em retorno por parte dos seus seguidores. Quando você posta diariamente tende a cansar o seu público através dessa superexposição. A não ser que o seu material seja MUITO bom, procure traçar um limite nesse número de posts semanais. E por falar nisso, mais uma dica: nunca coloque a quantidade acima da qualidade. É melhor postar conteúdos incríveis com menos frequência do que conteúdos ruis todos os dias.

Utilizar as hashtags de forma incorreta

 

Criar e promover hashtags é uma forma de construir a notoriedade da sua marca. É muito importante usá-las pelo motivo que foram criadas e não para manipular os usuários ou o algoritmo do Instagram. Se você quer ser realmente relevante, engajar os usuários certos e não perder credibilidade, certifique-se de obedecer algumas regras simples:

  1. Não use muitas hashtags. O Instagram permite até 30 por post, mas nunca chegue nesse máximo para não cansar quem estiver vendo;
  2. Na hora de escolher quais usar opte pelas mais populares e específicas em relação ao tema da postagem;
  3. Use hashtags populares entre os seus “seguidores ideais”;
  4. Veja as hashtags utilizadas pela concorrência;
  5. Adicione as hashtags como comentário da postagem e não como legenda.

Fazer posts em horários errados

 

Atente-se muito a isso. Do que adianta postar um conteúdo incrível de madrugada quando todos estiverem dormindo? Faça suas postagens nos horários de maior fluxo de usuários. Como descobrir isso? Teste.

Publique em diferentes horários do dia e tente observar em quais deles o número de curtidas e comentários é maior. Para dar uma clareada na sua cabeça: geralmente, os horários de maior movimento são aqueles em que os usuários não estão fazendo suas atividades cotidianas de trabalho e estudo, ou seja, no início e final da tarde e durante a noite.

Comprar seguidores

 

Nunca faça isso! Existem vários sites que oferecem esse tipo de serviço, mas não caia nessa furada. De que adiante ter milhares de pessoas te seguindo se elas não interagem com você? Esses “seguidores fantasmas” não irão trazer nenhum benefício para sua empresa em termos de venda. Além disso, eles podem despertar o efeito contrário: ao invés de trazer mais prestígio para sua marca, fazer com que ela perca a reputação. Qualquer usuário é capaz de perceber que existe algo errado em um perfil com 10 mil seguidores e menos de 100 likes por foto, por exemplo.

Não postar vídeos

 

Estudos mostram que no futuro, os vídeos serão o formato mais popular na Web. Por que então não começar a investir nisso desde já? Você não precisa investir em vídeos profissionais, mas ter o mínimo de cuidado é sempre bem-vindo. Se tem um salão de beleza, por exemplo, porque não gravar um vídeo de um dos seus funcionários em ação? Com certeza o engajamento resultante disso pode ser muito interessante.

Não usar emojis

 

É comum não dar muita atenção para os emojis, mas eles podem ser grandes aliados na hora de atrair e engajar seguidores com uma linguagem mais divertida. Eles podem ser usados para auxiliar na construção de uma descrição mais criativa e chamar a atenção do público com isso. Além disso, também podem ser utilizados para pesquisar conteúdos relacionados a determinado segmento. Um exemplo: se você é dono de uma confeitaria pode pesquisar mais sobre isso usando o emoji de um bolo no campo de pesquisa do Instagram. Os usuários também podem fazer o mesmo.

Não explorar os recursos

 

Não utilizar todos os recursos disponíveis no Instagram é um dos grandes erros para quem usa essa rede social como ferramenta de negócio. Os perfis comerciais no Instagram contam com o apoio de ferramentas que permitem a análise de dados sobre impressões, alcance e engajamento. Dessa forma é possível descobrir quais foram as publicações que funcionaram e que não funcionaram com o seu público.

Também é possível utilizar a página de pesquisa para procurar pessoas que marcaram seu negócio ou que se encaixam no seu público-alvo. Curta e comente nas fotos dessas pessoas para ajudar na construção da sua audiência.

Não usar o Stories

 

O Instagram Stories é tão popular que muitas empresas estão fazendo investimentos específicos nele para alavancar o sucesso de seus perfis. Mais de 250 milhões de pessoas o utilizam todos os dias e você pode encontrar uma parte relevante do seu público por lá.

Com o Stories as pessoas podem descobrir sua empresa através de hashtags e localização inseridos em suas histórias. Isso só para citar duas das ferramentas disponíveis. Vale lembrar que o Instagram está sempre reformulando e oferecendo novas atividades no Stories, fornecendo maneiras extras de conectar e agregar valor ao seu público atual, além de alcançar quem ainda não segue o seu negócio.

Ser muito promocional

 

Por último, mas não menos importante: seja sensato! Tudo bem que o seu objetivo principal como dono de um negócio é vender. Mas não precisa deixar isso tão evidente no seu perfil do Instagram. Você deve induzir os seus seguidores a comprar os seus serviços ou produtos através de posts que despertem o interesse genuíno deles. Não transforme sua conta em uma plataforma exclusiva de promoções e anúncios.

Agora que já leu o texto, você  consegue identificar se está cometendo algum desses erros de Marketing no Instagram da sua empresa? Se sim, comece já a transforar esse cenário! Uma forma mais pratica de fazer isso é contratar os serviços especializados de uma agência de Comunicação ou Marketing, que já tem as habilidades necessárias para realizar essas mudanças.