Olá Pessoal,

No dia 8 de julho, na primeira quinta-feira do mês, aconteceu na coolwork o primeiro Café com Negócios de Belo Horizonte. O evento, idealizado por Millor Machado e Luiz Piovesana do empreendemia, acontecerá mensalmente e contará com a participação de empreendedores de diversos ramos, promovendo troca de experiências, conteúdo e serviços.

No primeiro encontro tivemos a apresentação “A importância da tradução profissional no mundo dos negócios”, feita por Manuela Sampaio, tradutora. A apresentação levantou questões sobre a importância de realizar traduções profissionais no mundo empresarial, principalmente para as empresas que possuem algum contato com clientes ou fornecedores no exterior.

cafe-negocios-manuela

Manuela também apresentou a diferença entre tradução e localização e reiterou a importância de se entregar produtos e serviços com a linguagem corretamente localizada. Citou exemplos de equívocos na imprensa, com traduções errôneas e sem sentido, além de apresentar os órgãos e associações de tradutores no Brasil. Por fim, ficou-nos a certeza: devemos sempre reservar uma parte do orçamento para investir na entrega de produtos e serviços traduzidos profissionalmente, transmitindo credibilidade e segurança.

Clique aqui para visualizar a apresentação de Manuel Sampaio no SlideShare.

Após a apresentação, os participantes se apresentaram e falaram um pouco sobre a empresa onde trabalham, os serviços que prestam, e sobre algum serviço que estejam eventualmente necessitando. O Gustavo Coelho da coolwork falou um pouco sobre os serviços do co-working e sobre a iniciativa tomada por ele em Belo Horizonte. O Paulo Costa, diretor da Relatié, comentou sobre os seus serviços prestados, como planos de marketing, “cliente oculto”, além de ter falado sobre a dificuldade de criação de nomes e marcas para empresas do ramo de TI e outros ramos em geral. O Paulo ainda se dispôs a ser o palestrante do próximo Café Com Negócios! Certamente irá acrescentar muito aos participantes.

Tivemos também a presença de Alexandre Paraguassu e Manfred Kutas, representando a Zarafa Do Brasil. Eles apresentaram a solução de groupware Zarafa, que é um software colaborativo de integração, podendo ser utilizado com o Outlook, BlackBerry, PDAs e diversos outros dispositivos.

Bruno Eustáquio (um dos colaboradores na organização do primeiro evento) e Leonardo Diniz, representando a This Works, falaram sobre a solução para gestão de campanhas políticas que desenvolveram. Lucas Castro, diretor do Criticar BH falou um pouco sobre Open Innovation e Inteligência Urbana, além de ter apresentado rapidamente o case do Criticar BH no Social Media Br. Eduardo Rezende representou a 4MDTech. Ainda estávamos presentes eu, André Brunelli e João Paulo, representando a Verticis.  Incluindo a Manuela Sampaio, tivemos 12 pessoas presentes no evento. 😉

cafe-negocios-participantes

Participantes do primeiro Café com Negócios. Da esquerda para a direita: Bruno Eustáquio, Eduardo Rezende, Alexandre Paraguassu, Manfred Kutas, Hugo Magalhães, Gustavo Coelho, Manuela Sampaio, João Paulo, Leonardo Diniz, André Brunelli e Paulo Costa. No momento da foto, Lucas Castro já havia se retirado.

O balanço final do evento foi excelente. Vários cartões trocados, novos contatos realizados e o sangue empreendedor correndo. Alguns empecilhos como a nossa falta de estrutura para transmitir o evento on-line e ainda a baixa qualidade do vídeo que fizemos serviram de lição para as próximas edições.

Vale ressaltar que a Verticis não é a organizadora do evento, e que as próximas edições sempre dependerão do interesse dos participantes para existir. Em breve publicarei um novo post sobre o próximo tema que será discutido. Vale também registrar o agradecimento aos amigos do empreendemia, Millor e Luiz pela iniciativa e pelo apoio.

Abraços e até o próximo Café Com Negócios.