Primeiro Café com Negócios em Belo Horizonte

Publicado domingo, 18 de julho de 2010

Olá Pessoal,

No dia 8 de julho, na primeira quinta-feira do mês, aconteceu na coolwork o primeiro Café com Negócios de Belo Horizonte. O evento, idealizado por Millor Machado e Luiz Piovesana do empreendemia, acontecerá mensalmente e contará com a participação de empreendedores de diversos ramos, promovendo troca de experiências, conteúdo e serviços.

No primeiro encontro tivemos a apresentação “A importância da tradução profissional no mundo dos negócios”, feita por Manuela Sampaio, tradutora. A apresentação levantou questões sobre a importância de realizar traduções profissionais no mundo empresarial, principalmente para as empresas que possuem algum contato com clientes ou fornecedores no exterior.

cafe-negocios-manuela

Manuela também apresentou a diferença entre tradução e localização e reiterou a importância de se entregar produtos e serviços com a linguagem corretamente localizada. Citou exemplos de equívocos na imprensa, com traduções errôneas e sem sentido, além de apresentar os órgãos e associações de tradutores no Brasil. Por fim, ficou-nos a certeza: devemos sempre reservar uma parte do orçamento para investir na entrega de produtos e serviços traduzidos profissionalmente, transmitindo credibilidade e segurança.

Clique aqui para visualizar a apresentação de Manuel Sampaio no SlideShare.

Após a apresentação, os participantes se apresentaram e falaram um pouco sobre a empresa onde trabalham, os serviços que prestam, e sobre algum serviço que estejam eventualmente necessitando. O Gustavo Coelho da coolwork falou um pouco sobre os serviços do co-working e sobre a iniciativa tomada por ele em Belo Horizonte. O Paulo Costa, diretor da Relatié, comentou sobre os seus serviços prestados, como planos de marketing, “cliente oculto”, além de ter falado sobre a dificuldade de criação de nomes e marcas para empresas do ramo de TI e outros ramos em geral. O Paulo ainda se dispôs a ser o palestrante do próximo Café Com Negócios! Certamente irá acrescentar muito aos participantes.

Tivemos também a presença de Alexandre Paraguassu e Manfred Kutas, representando a Zarafa Do Brasil. Eles apresentaram a solução de groupware Zarafa, que é um software colaborativo de integração, podendo ser utilizado com o Outlook, BlackBerry, PDAs e diversos outros dispositivos.

Bruno Eustáquio (um dos colaboradores na organização do primeiro evento) e Leonardo Diniz, representando a This Works, falaram sobre a solução para gestão de campanhas políticas que desenvolveram. Lucas Castro, diretor do Criticar BH falou um pouco sobre Open Innovation e Inteligência Urbana, além de ter apresentado rapidamente o case do Criticar BH no Social Media Br. Eduardo Rezende representou a 4MDTech. Ainda estávamos presentes eu, André Brunelli e João Paulo, representando a Verticis.  Incluindo a Manuela Sampaio, tivemos 12 pessoas presentes no evento. 😉

cafe-negocios-participantes

Participantes do primeiro Café com Negócios. Da esquerda para a direita: Bruno Eustáquio, Eduardo Rezende, Alexandre Paraguassu, Manfred Kutas, Hugo Magalhães, Gustavo Coelho, Manuela Sampaio, João Paulo, Leonardo Diniz, André Brunelli e Paulo Costa. No momento da foto, Lucas Castro já havia se retirado.

O balanço final do evento foi excelente. Vários cartões trocados, novos contatos realizados e o sangue empreendedor correndo. Alguns empecilhos como a nossa falta de estrutura para transmitir o evento on-line e ainda a baixa qualidade do vídeo que fizemos serviram de lição para as próximas edições.

Vale ressaltar que a Verticis não é a organizadora do evento, e que as próximas edições sempre dependerão do interesse dos participantes para existir. Em breve publicarei um novo post sobre o próximo tema que será discutido. Vale também registrar o agradecimento aos amigos do empreendemia, Millor e Luiz pela iniciativa e pelo apoio.

Abraços e até o próximo Café Com Negócios.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp