A internet é um excelente meio para quem precisa destacar e expandir seus negócios. Cases de empresas que conquistaram seu sucesso por meio de estratégias de marketing digital são inúmeros, basta apenas dar uma “google” para encontra-las. Mas como iniciar a sua estratégia de marketing digital? Aqui estão 12 dicas para te ajudar a ter a internet como aliada para o sucesso.

Information technology

1. Conteúdo é prioridade

Não adianta ter um site bonito, uma rede social com muitos seguidores ou uma estratégia de SEO se o conteúdo é pobre e sem qualidade. Conteúdo é a estratégia mais importante para o marketing digital, porque:

  • É valorizado pelo Google e a maioria dos buscadores. Aumenta sua relevância, ou seja, sua posição nas buscas
  • Aumenta o interesse das pessoas em permanecer no seu site.
  • Confere status de autoridade no segmento em que você atua. Por exemplo, se você é uma empresa de software para empresas de crédito, dar dicas e produzir conteúdo sobre o assunto lhe dará o status de especialista na sua área de negócio.
  • Atrai novos e potenciais clientes, além de ajudar a manter os que já possui.
2. O site ainda é o centro da estratégia

O site ainda é o principal meio de negócio das empresas. As ações de marketing devem sempre levar ao site da empresa (que pode ser um e-commerce, também). Por isso, o blog deve estar dentro da sua página, até mesmo para aumentar a relevância dele.

3. Pesquise e planeje seu marketing digital

São muitas as estratégias disponíveis para o seu marketing digital. No entanto, é necessário entender bem como ele funciona, para adotar as melhores estratégias. Nem todas as redes sociais são produtivas para a empresa. Entenda o seu público-alvo e por onde ele navega. Esse deverá ser o seu guia para a criação e planejamento de marketing digital.

4. Escolha as melhores redes sociais

Como dito anteriormente, nem todas as redes sociais são necessárias. Por exemplo, usar o pinterest pode ser uma ótima ideia para empresas de decoração e lojas de roupa. Porém, ela não trará o mesmo resultado para uma empresa de cargas e fretes.

5. Segmente seu público

A segmentação de seu público irá ajudá-lo a criar campanhas mais assertivas, focadas no interesse de cada um. Por exemplo, uma grande loja de departamentos pode ser dividida em masculino, feminino e infantil. Criar campanhas específicas para cada público, pode trazer mais conversões do que se forem direcionadas para todos os públicos.

6. Faça uso de uma boa estratégia de e-mail marketing

E-mail marketing tem apresentado ótimos resultados. É uma comunicação direta com seu cliente e a garantia de que a sua mensagem será entregue. No entanto, cuidado para que seu e-mail marketing não vá para a caixa de spam. Envie apenas para quem quer receber, e tente segmentar ao máximo as informações para cada envio. Tenha cuidado também com a frequência.

7. SEO é fundamental

Quando as pessoas pesquisam por produtos e serviços, ou precisam de alguma informação, elas raramente passam para a segunda página da pesquisa. Por isso, é importante um bom trabalho de SEO, que levará o seu site para a primeira página do resultado de busca.

8. Aprenda com empresas do setor e inove

Benchmarketing ainda é uma estratégia poderosa. Ela possibilita que você veja o que as empresas do seu setor estão fazendo, os bons exemplos e práticas e lhe dará uma medida de como está o marketing do seu negócio. Aprenda com as boas práticas já existentes e crie outra ainda melhores. Destaque-se e inove.

9. Estratégias na web têm vida curta

A internet está em constante mudança e renovação. Todos os dias surgem tecnologias revolucionárias, e algumas delas caem no esquecimento. Um bom exemplo disso é o Orkut, que, apesar de ter sido uma febre, não demorou muito para ser substituído pelo Facebook.

Lembre-se de que cada vez há mais redes sociais, aplicativos e serviços que mudam a maneira como as pessoas se relacionam com o meio digital. Então, o trabalho de marketing também deverá acompanhar esta evolução. Esteja sempre de olho no que acontece e aprenda com isso. Não tenha medo de mudar para melhor.

10. Faça monitoramento

Existem várias ferramentas que permitem monitorar o que é dito sobre a empresa nas redes sociais e em toda web. Independente da ferramenta que você escolher, ter uma visão racional do que é falado irá ajudá-lo a orientar textos, posts e demais estratégias digitais.

11. Mantenha a qualidade no atendimento on-line

Uma característica do meio digital é que as pessoas desejam obter atendimento rápido. Muitas vezes, elas buscam redes sociais, por acreditarem que serão atendidas mais prontamente do que nos meios tradicionais.

O bom atendimento terá uma repercussão muito maior se levado em conta que o “boca-a-boca digital” pode ser viralizado, ganhando proporções ainda maiores. Da mesma maneira, as críticas podem ganhar espaço, por isso preze pelo bom atendimento online.

12. Invista em ads on-line

Campanhas de links patrocinados e face ads devem estar em sua pauta. Elas trazem ótimos resultados para quem anuncia e vende seus produtos, além de proporcionar uma excelente segmentação do público alvo.

Estas são algumas dicas muito importantes para quem deseja ter a internet como aliada. Você já obteve resultado com alguma dessas estratégias? Comente!