Pinterest. É “O” site de mídias sociais. Ou, pelo menos, era em março. Devem ter havido provavelmente mais quatro outros sites assim desde março. Se sentindo puxado e empurrado por aqui e ali, pelo último e (supostamente) o melhor canal de mídia social? Lembre-se:  Como você não quer perder toda as oportunidades, não perca seu tempo com a “Próxima Rede Social” a não ser que ela seja a “Melhor Rede Social Para Você”. Com isso em mente, aqui estão algumas diretrizes para tirar o melhor do seu  tempo gasto com mídias sociais.

1. Fuce

Ignore o papo de quanto tráfego um determinado site está recebendo a cada mês, e dê uma olhada no que a concorrência está fazendo realmente. Dê uma fuçada online para descobrir quais sites funcionam melhor para o seu nicho. Gaste algum tempo observando agora, e você gastará menos tempo se arrependendo de ter usado o último modismo social depois.

Responda a estas perguntas sobre os esforços da concorrência:
– Os consumidores estão interagindo com estes perfis?
– Quais tipos de posts estão recebendo mais interação e respostas?
– Como você pode emular as melhores ações sociais da concorrência para o benefício de seus clientes?

2. Monte seu time

Uma vez que você tem a sua estratégia de mídias sociais em mente, escolha quem será a voz da sua empresa para cada canal. Toda rede social tem seu ritmo e personalidade distintos. Qual membro do seu time irá direto ao ponto no Twitter? Quem se destacaria em canais visuais, como o Pinterest, Instagram e Tumblr? Existe um departamento que se encaixaria para lidar com as conversas que se extendem fora dos horários padrões no Facebook? Extraia o melhor das personalidades e talentos de cada membro do seu time. Algumas pessoas ficam mais confortáveis com certas plataformas de mídias sociais do que em outras.

Pergunte a si mesmo:
– Quem tem a personalidade que se encaixa melhor com cada plataforma?
– Meu time tem estrutura para gerenciar efetivamente a presença social que nos pretendemos construir?
– Se a estrutura é um problema, como priorizamos as nossas ações sociais?

3. Comprometa-se com as suas escolhas

Mas saiba quando mudá-las. Sua estratégia e seu time estão certos. Agora, mantenha-se no plano, atente-se aos prazos e as suas metas.
Não saia apenas fazendo qualquer coisa esperando que o que você fez funcione. Comprometimento é dizer: “Nós vamos fazer isto, mesmo com estas limitações.” Você deve medir seus esforços para saber depois se eles realmente estão funcionando.

Considere estas perguntas:
– Nós estabelecemos claramente as metas e os prazos?
– Nós estamos tentando fazer que o consumidor acesse um site, simplesmente por que nós estamos apaixonados por ele (sendo que eles não sentem o mesmo)?
– Quando nós devemos tirar a isca e finalizar determinada ação?

Fuçar, construir seu time e se comprometer com o processo vai levar à mais produtividade e foco nas ações. Tudo que você faz deve ser natural para a sua empresa e para os seus clientes. Pinterest e Twitter podem não ser as plataformas mais corretas para a sua companhia e isso não tem problema. Tome seu tempo para aprender seu ritmo e seus consumidores vão responder.

Este post foi escrito por Erica Napoletano e publicado originalmente na versão impressa do Entrepreneur.

Artigo original: http://www.entrepreneur.com/article/223776?cam=Dev&ctp=Carousel&cdt=19&cdn=223776.