Fatores que prejudicam o desempenho de página no Facebook

Publicado quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Muitos empreendedores estão migrando para o Facebook motivados pelo sucesso da rede social e seu potencial para e-commerce. Não podemos negligenciar os benefícios que essa ferramenta do marketing digital pode trazer a todo e qualquer empreendimento que se disponibiliza a usá-la.

Mas ao manter uma página no Facebook nos deparamos com muitas dúvidas. E uma delas é: o que pode estar prejudicando o desempenho da minha página? Essa dúvida é importante e deve ser solucionada para que o sucesso digital da empresa não seja afetado negativamente.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com 5 fatores que, se não monitorados, podem prejudicar o desempenho e propagação da sua página na rede.

1

1. Falta de atualização

Este erro pode ser crucial para o desempenho de uma página no Facebook. Não atualizar o conteúdo e elementos da sua página faz com que ela não fique visível na timeline dos usuários e consequentemente deixe de ganhar curtidas e seguidores.

É extremamente importante atualizar a sua página, nem que seja uma vez por dia. Ao deixá-la sempre visível para os seus usuários para que eles possam curtir, compartilhar e comentar, sua empresa será sempre lembrada.

2. Conteúdo não atrativo

Mas não adianta apenas investir em atualizações se não houver o mesmo investimento em conteúdo. O conteúdo é o motivo pelo qual o público será motivado (ou desmotivado) a interagir com a página. Um erro comum é a publicação de conteúdo não original, isso pode tirar credibilidade da empresa.

Outro grande erro é apenas publicar postagens referentes a vendas e produtos.

Lembre-se de que o ambiente do Facebook é descontraído e as pessoas entram em seus perfis querendo encontrar conteúdos atrativos, criativos, que sugiram algo a mais do que simplesmente o comércio. Se você vende CDs de música, por exemplo, que tal postar notícias relacionadas à parada musical da Billboard ou notícias sobre artistas?

3. Falta de relacionamento com o público

O grande fator que move as pessoas em redes sociais é o relacionamento e a interação instantânea. Uma página deve sempre corresponder às expectativas de seus seguidores.

Responder às mensagens diretas e comentários é um grande passo para isso. Mesmo que a mensagem ou o comentário seja fruto de uma reclamação, vale mostrar que sua página e empresa valorizam a opinião do seu público e que está disposta a resolver da melhor maneira.

Não poupe relacionamento e interação com os usuários, isso aumentará a credibilidade da sua fan page e a propagação dela na rede.

4. Não utilizar os recursos de publicidade da ferramenta

Muitos empreendedores se propõem a utilizar o Facebook como ferramenta de vendas, porém não estudam seus recursos, e acabam não aproveitando de maneira eficaz a rede social.

O Facebook disponibiliza ferramentas de publicidade que podem mudar significativamente o quadro de uma página e alavancá-la. Os links patrocinados, por exemplo, ajudam você a conquistar curtidas e consequentemente possíveis novos clientes consumidores da marca.

Vale lembrar que existem diferentes preços de publicidade para diferentes tipos de orçamentos. Ou seja, é possível investir pouco e ter um grande impacto.

5. Não ter objetivos e metas definidas

Antes de se lançar em qualquer plataforma digital é muito importante que a empresa que utilizará os serviços defina metas e objetivos. Quais são as motivações e intenções da empresa com esse recurso?

Qual o público que quero atingir com a minha página? Perguntas como essa ajudam a dar forma ao conceito e sentido à campanha. Definir esses requisitos podem evitar transtornos futuros e possíveis erros.

É importante lembrar que essas práticas devem ser constantes para que sejam eficazes. Com uma estratégia bem definida, os resultados podem ser muito positivos.

Como está o desempenho da fan page da sua empresa no Facebook? Compartilhe conosco nos comentários!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp