O ano está terminando, que tal pensar em 2015 como o período para conquistar novos clientes? São muitas as possibilidades e a tendência mundial é diminuir o ritmo consumista em que estamos acostumados. Segundo o diretor do Instituto Observatório de Sinais, há no ar uma desafeição pelo consumo. As pessoas passaram a repensar o estilo de vida como um todo e a adotar novos limites para definir o que é essencial e o que é supérfluo.

Com essa tendência, será necessário reforçar as estratégias para aumentar aos lucros. Confira 5 dicas eficazes para atrair novos clientes:

blog 2015

1. Sustentabilidade para vender mais

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos problemas naturais, e querem mercadorias menos agressivas e que tragam benefícios ao meio ambiente e a sociedade. Produtos artesanais, que promovam a economia local, e o correto direcionamento dos resíduos sólidos estão em alta. Então pense em estratégias sustentáveis para a sua empresa, desde a venda de bens sustentáveis até o apoio a ONGs ou o uso de materiais ecológico nas embalagens. As ideias são muitas, então seja criativo.

2. Seja mais interativo

A interatividade vem se revelando uma excelente estratégia para vendas. Quanto mais o cliente pode interagir com a marca, melhor. Por exemplo, um site que permite que seus clientes montem o look baseado no sapato em que compraram, faz com que eles tenham mais contato com outros produtos. Ou uma confeitaria que tenha uma prateleira para provas de tortas e doces. Ela certamente conquistará mais corações. São dicas simples, que irão alavancar a interação e as possibilidades de venda.

3. Aproveite o senso de urgência das pessoas

Uma das coisas trazidas pela internet é a dúvida. Por exemplo, são muitas as ofertas de tipos de celulares, e são muitas as informações sobre eles. Assim, o consumidor acaba em dúvida e demora para tomar a sua decisão de compra. Para ajudá-lo a se decidir, é interessante criar um senso de urgência. Uma superpromoção relâmpago, um produto exclusivo ou um serviço que só vai ser ofertado durante um determinado período, o ajudará a se decidir mais rápido e aumentará suas vendas.

4. Apareça nos buscadores de preço

Você sabia que 81% dos consumidores de e-commerces pesquisam preços nos buscadores? E que até mesmo os que compram em lojas físicas fazem esta pesquisa de preço na internet? Estar nos buscadores é muito importante para que a sua loja seja vista pelos que já possuem uma real intenção de compra. Pense nisso.

5. Invista no digital

Cada vez mais o digital irá definir o que será e o que não será consumido. E não adianta apenas ter um site. É preciso ter presença digital, tanto nas redes sociais quanto em outros meios. Preste atenção no que é dito em fóruns, blogs e comunidades digitais: aí pode estar uma grande oportunidade. Esteja nessas comunidades, conversando e esclarecendo dúvidas. Não faça spam ou ofereça diretamente produtos. Seja simpático e crie relacionamento, que é a nossa próxima dica.

6. Crie relacionamentos

Já foi dito que a tendência consumista está baixando e as pessoas irão comprar menos. Elas priorizarão mais o conceito do produto, e com isso o relacionamento será muito importante. Isso não quer dizer apenas atrair novos clientes, mas também fidelizar os que já compram na loja. Estes clientes se manterão comprando e ainda atrairão novos consumidores. Faça com ele não são seja apenas mais um comprador, transforme-o em parceiro.

Estas são algumas dicas que com certeza irão atrair novas vendas para a sua empresa. Gostaria de acrescentar mais alguma ideia? Então comente!