O ano de 2015 está chegando com tudo e o marketing digital estará mais forte do que nunca. Muito do que foi feito em 2014 irá se consolidar nos próximos meses.

Investir em marketing digital atualmente já não é mais uma escolha, é uma obrigação. E as empresas que não tiveram nenhuma iniciativa sólida no digital terão que correr para se adaptarem a esta realidade. Confira 5 tendências para o marketing digital de 2015, que virão com força total, e saiba se você já está preparado para elas.

digital-trends-201411

Marketing de conteúdo está no topo de todas as estratégias

O marketing de conteúdo será a grande bola da vez de 2015. A ideia é produzir conteúdos que sejam úteis, divertidos, personalizados e relevantes. Para você ver como é abundante a área de conteúdo, é possível produzir:

Mídias Sociais;
blogs;
E-books;
Slides;
Vídeos;
Videoaulas;
Podcasts;
Infográficos;
White papers;

1. As pessoas vão querer histórias que emocionem e ensinem

Este recurso, chamado storytelling é a utilização de recursos da escrita ou audiovisuais para contar histórias. No marketing ele é utilizado para que o público-alvo possa se identificar com a marca, criando ligações emocionais.

Quando uma empresa compartilha uma história, ela tem mais chances de ser ouvida e vista do que quando se utiliza de propaganda tradicional. A internet está saturada de informação, portanto a qualificação do conteúdo, aliada a uma iniciativa de storytelling, será um diferencial competitivo para o marketing de conteúdo em 2015.

2. Consumidor é umbigo do universo

Cada vez mais será vista a atuação dos prosumers, ou seja, o consumidor não será mais um passivo a ser conquistado, mas sim uma pessoa atuante, com vivências e opiniões e ações feitas na marca. E para chegar nesse público, será necessário realizar um trabalho de entender quem é o seu público-alvo.

Produtos, campanhas e atendimento em geral deverão estar focados nisso. Com tanto diálogo em rede, e tantas ferramentas que analisam o comportamento, essa certamente não será uma missão impossível. Mas lembre-se de ter a mente aberta para as oportunidades não passarem despercebidas.

3. Dispositivos móveis serão fundamentais para o marketing

A internet mobile já é muito popular, talvez até mais que a internet tradicional. Segundo a emarketer, a previsão é de que 83% dos acessos a internet em 2015 seja por meio de smartphones ou tablets. Com esses dados, sites responsivos, aplicativos de venda e campanhas otimizadas devem estar na pauta principal do seu planejamento de marketing digital para 2015.

4. Menos é mais

A fórmula minimalista de sucesso da Apple está cada vez mais forte. Produtos, sites e layouts terão um apelo mais funcional, limpo e minimalista. Isso não é o empobrecimento de uma arte, mensagem ou qualquer trabalho relacionado ao marketing digital. Na realidade, quanto mais simples um produto ou serviço se tornam, maior será o trabalho das equipes envolvidas na produção e divulgação deles. Bem-vindo a filosofia Zen minimalista inaugurada pela Apple.

5. Mais humanidade, menos superficialidade

As marcas estão ganhando personalidade, voz e até mesmo nome. Veja o exemplo da Luiza, da Magazine Luiza. Isso acontece devido aos novos relacionamentos construídos graças ao marketing digital. As pessoas não querem mais respostas prontas e superficiais. Elas querem relacionamento. E para isso, as marcas terão de se humanizar. Não há como fugir a essa tendência. Marcas fortes serão marcas mais humanas.

O atendimento tanto em redes sociais quanto em demais canais será fortalecido e humanizado. Um bom atendimento fará toda a diferença na retenção e prospecção de novos clientes. E isso vale também para lojas virtuais. A equipe de vendas deve ser muito bem treinada e valorizada, bem como a equipe que dará suporte aos produtos.

Essas são as principais tendências para o marketing digital 2015. Sua empresa está preparada? Comente!