Fotos, atualizações de amigos, anúncios, vídeos, memes. Basta olhar para a sua timeline no Facebook para perceber duas coisas importantes: a quantidade enorme de informação a qual estamos expostos online e a participação em massa dos usuários na construção dessa informação. E é neste cenário que a sua marca está inserida.

Em tempos de mídias sociais, chamar a atenção não se trata mais de publicar anúncios bem elaborados. Para ser relevante para seu consumidor – aquela atualização que ele vai fazer questão de ler entre tantas outras – é preciso investir em conteúdo relevante para seu consumidor, original e conveniente.

Conheça algumas das vantagens de construir uma boa estratégia de conteúdo para a sua empresa:

Relacionamento

Estar presente no dia a dia do consumidor, falar sobre assuntos que interessam para ele, tirar dúvidas, informar, entreter, emocionar. O conteúdo é a chave para um bom relacionamento com seus clientes. Além de aproximar marca e consumidor, ele garante que sua empresa seja vista como referência na área, aumenta a credibilidade e a confiança.

Investir em conteúdo, especialmente nas redes sociais, tem outra vantagem importante: a proximidade com os clientes e, consequentemente, o feedback instantâneo. Gerando esta conversa online e monitorando o que os consumidores falam para a sua marca e sobre a sua marca, você pode obter insights preciosos para melhora de serviços e produtos, além de novas ideias de negócio – informações que podem ser convertidas em lucro para a sua empresa.

Posicionamento

O conteúdo reflete diretamente a personalidade da sua marca. Ele é a sua chance de criar e fortalecer um posicionamento que, além de gerar empatia, vai associar a sua marca aos valores que você considera importantes para a empresa, construindo uma boa imagem.

Como você quer ser visto? Um especialista na sua área? Uma empresa descontraída? Preocupada com a saúde dos seus clientes? Sustentável?

Captação de clientes

Uma das melhores maneiras de conseguir o contato de seus clientes é oferecendo algo em retorno. Neste aspecto, um bom conteúdo pode ser uma excelente moeda de troca.

Sua empresa pode oferecer e-books sobre assuntos interessantes para seus clientes em troca de seus e-mails, por exemplo. Também é possível obter informações sobre o perfil de seu público-alvo pedindo que ele complete alguns dados antes de ter acesso ao conteúdo de sua empresa.

Posicionamento no Google

Estar entre os primeiros resultados na busca do Google pode fazer uma grande diferença – quantas vezes você acessa a segunda, terceira ou quarta página?

Os usuários confiam nos primeiros resultados. E o Google trabalha incessantemente para que eles sejam, de fato, os melhores. Para isso, o buscador possui uma série de “regras” que definem quais páginas serão as primeiras. Uma das principais é a relevância da página, uma combinação de fatores como número de acessos, ligações com outras páginas e qualidade do conteúdo. Por isso, um conteúdo original, relevante para sua área e com as palavras-chave certas é de extrema importância.

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