Você já deve estar ciente de que suas redes sociais não são feitas apenas para interagir com seus clientes. Elas também são canais importantes para que você divulgue as novidades e conteúdos relacionados ao seu trabalho mantendo a sua audiência entretida. Compartilhar diferentes assuntos em seus perfis é também engajar o seu público, mantendo-o fiel, ativo e satisfeito em segui-lo. Você não será só um canal de vendas ou serviços, você será um canal também de informação.

Mas sabemos que nem sempre é fácil encontrar inspiração na hora de compartilhar um conteúdo. Afinal, a internet é bastante vasta, e fazer uma boa curadoria de temas interessantes requer mais do que sorte. É preciso saber onde buscar bons assuntos e ter paciência, do contrário, você passará horas procurando e sendo cercado pelos velhos assuntos de sempre.

Em dúvida sobre o que compartilhar? Apresentamos aqui alguns instrumentos úteis para você ter em mãos toda vez que faltar inspiração:

ImagensBlog-01

1. Conheça e utilize o Topsy

O Topsy é, além de uma ferramenta de monitoramento do Twitter, um bom espaço para procurar histórias populares sobre determinado assunto. Ao fazer uma busca, a página de resultados te mostra o conteúdo mais compartilhado e quantas pessoas estão falando dele em links, tweets, fotos, vídeos, ou perfis pessoais. Além de extrair ideias a partir do que as pessoas estão comentando, você pode usá-lo para conhecer quem são os maiores influenciadores em determinado assunto.

2. Se você ainda não tem o Flipboard, está na hora de baixar

O aplicativo Flipboard é um agregador de notícias e publicações de redes sociais no formato de uma revista personalizada. Ele te apresenta o conteúdo de acordo com os seus interesses e também permite que você crie suas próprias revistas, em que você “flipa” o seu material oficial. Com um design bonito e intuitivo, ele é uma fonte riquíssima de inspirações.

3. Conheça e compartilhe grandes apresentações

Você provavelmente já conhece o Slideshare, mas talvez ainda não tenha explorado todas as possibilidades da rede. Duas grandes razões para prestar mais atenção neste site: você pode encontrar apresentações de qualidade e ainda tem a facilidade para adicionar o seu próprio conteúdo na plataforma. Acredite, compartilhar apresentações pode gerar um bom engajamento, especialmente porque tem muita gente que está cansada do velho combo “fotografia + texto”. E se você não sabe bem como criar slides, algumas plataformas como o eMaze, permitem esta criação.

4. Configure o Google Alerts

O Google Alerts é um recurso muito utilizado para monitorar termos na internet. Você determina qual palavra-chave deseja acompanhar e recebe alertas via e-mail ao surgirem publicações com o termo. A dica aqui é criar alertas para assuntos relacionados ao seu negócio. Assim, você se mantém atualizado e aproveita para encontrar inspiração através dos resultados do monitoramento.

5. Experimente o BuzzSumo

Muito semelhante ao Topsy, o BuzzSumo é uma plataforma em inglês que te permite pesquisar palavras-chaves e descobrir quais são os links mais compartilhados sobre o assunto. Você pode filtrar os resultados por posts, infográficos, artigos, promoções, entrevistas e vídeos. Como a plataforma é em inglês, os melhores resultados também são para buscas feitas no idioma. Mas com alguma paciência, você também encontra resultados relevantes em português.

6. Explore o Google+ e o Pinterest

O Google+ tem uma seção chamada “Postagens Interessantes”, que mostra os assuntos que estão gerando mais engajamento na rede. Vale a pena dar uma olhada, tanto para procurar inspiração, quanto para compartilhar conteúdo com base nos assuntos do momento. Já o Pinterest é bastante conhecido como uma rede para compartilhamento de imagens, mas é também uma ferramenta útil para curadoria de inspirações porque lá você encontra citações e infográficos. Faça buscas usando expressões baseadas no que você faz, e temos certeza que você encontrará conteúdos que sua audiência gostaria de ler.

Mãos à obra!

O engajamento do seu público está diretamente relacionado à qualidade do seu conteúdo. É importante manter-se ativo e atualizado porque é assim que você encontrará  conteúdos interessantes para as suas redes.

E quando o assunto é encontrar inspiração, você usa alguma outra ferramenta? O que achou das dicas que recomendamos? Conte pra gente!