O Marketing é uma estratégia que vem acompanhando as empresas desde o período pós- guerra, na década de 1950, quando houve o grande avanço das indústrias, que fez com que houvesse uma enorme disputa entre as empresas e mercados. O simples processo de produção e venda de produtos já não era suficiente para o alcance dos lucros pelas empresas. O cliente passou a ter poder de escolha, escolhendo entre as opções disponíveis no mercado que lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício. Reconhecendo que a decisão final sobre compra dos produtos estaria nas mãos dos clientes, começaram a desenvolver técnicas de comunicação em veículos de massa, diversificação dos canais de distribuição e outros serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

Com o passar do tempo essas estratégias foram se aprimorando até chegarmos ao conhecido Outbound Marketing. Que se trata de qualquer forma de marketing, que visa, através de meios de comunicação em massa como, rádio, outdoor e tv, induzir a compra forçada de produtos e serviços para os clientes. Essa estratégia permanece até os dias atuais, mas sabemos que não é mais eficaz e de grande interesse do cliente. Com as mudanças do nosso dia a dia, sabemos que o consumidor busca conforte, praticidade e segurança. Chegamos a era que é preciso criar uma relação com o cliente, conquistá-lo com nosso produto e ser. E é com essa finalidade que o Inbound Marketing vem trazendo grande sucesso para as empresas.  Vamos então fazer uma comparação direta entre essas duas estratégias para entender melhor suas diferenças:

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