Quando pensamos em divulgação, propaganda e publicidade para empresas, muitas são as dúvidas que surgem. Alguns empreendedores, por exemplo, por falta de experiência ou receio, não sabem como proceder para divulgar sua marca, conquistar novos clientes, consolidar o público já existente, entre outros. Nesse momento um grande aliado pode ser o marketing digital.

Comparado aos meios de publicidade tradicionais o marketing digital, além de ter um custo muito menor, pode nos fornecer impacto muito maior. Existem várias opções de preços para vários tipos de orçamentos, e mesmo que você não queira investir nenhum dinheiro, ainda sim, é possível utilizar essa ferramenta e obter resultados inimagináveis. E não pense que o baixo custo atrapalha a qualidade e eficiência do seu marketing digital: Nunca sabemos a proporção que uma simples postagem na internet pode ter, por exemplo. E essa incerteza é motivadora aos olhos dos empreendedores que, cada vez mais, tem migrado para esse “universo digital”.

Marketing digital para micro e pequenas empresas: dicas para não errar

Além do grande alcance dos meios digitais, outro fator importante é que o marketing digital aproxima a empresa do cliente, criando relacionamento eficiente entre eles. Essa pode ser uma das maiores vantagens desse meio, afinal quando você cria um bom relacionamento com seu público, pode torná-lo além de consumidor um admirador e divulgador da marca. Esses valores podem trazer grandes benefícios para seu empreendimento.

E foi pensando em boas soluções de marketing digital que fizemos uma lista de dicas e sugestões de práticas eficazes e de baixo custo utilizando essa ferramenta. São elas:

1. Redes sociais

Hoje, toda empresa que quer se destacar no meio digital deve investir em redes sociais. As opções são muitas: Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras. Faça uma pesquisa de cada uma delas e escolha a que melhor se adapta ao seu produto e negócio. Existem grandes opções de publicidade para empresas nesses espaços, e conforme o uso do seu público em cada rede, as oportunidades de ganhar visibilidade e aumentar seus clientes são grandes. Lembrando que para ter sua empresa nesses espaços você não tem nenhum custo (com algumas exceções, mas as mais populares são gratuitas). Fazer parte de uma rede social te aproxima do cliente e te deixa a frente do seu concorrente.

2. SEO

“Search Engine Optimization”, ou simplesmente SEO são uma série de práticas feitas com o intuito de dar boa visibilidade ao seu site (ou produto) em plataformas de buscas, como o Google por exemplo. Em português ele é conhecido como otimização de sites. Trabalhar título, descrição de imagens, deixar os termos mais familiarizados com a busca do público, palavras-chave, entre outros, são algumas das práticas eficazes do SEO. Ele deve ser estudado de forma minuciosa, pois quando bem utilizado pode ajudar significativamente sua marca alcançar novos degraus. Vale lembrar que essas devem ser práticas constantes, o resultado pode não vir de um dia para o outro mas em algum momento vai fazer a diferença. Grandes empresas tem o SEO como estratégia de marketing digital.

Você pode aprender mais sobre SEO no guia gratuito “Search Engine Optimization Starter Guide.” Este documento para iniciantes da área, é disponibilizado gratuitamente pelo Google.

3. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma grande estratégia para quem quer consolidar seu público. Muitos empreendedores sabem a “solução para capturar” novos cliente, mas poucos sabem como manter esse cliente em contato com a marca. O e-mail marketing, dentre suas muitas funções, pode ser a resposta que fará com que seu cliente esteja sempre conectado ao seu produto. Atualmente, boa parte do público consumidor utiliza e-mail. Sua empresa não paga nada para ter uma conta de e-mail, e existem inúmeros servidores que oferecem bons serviços. O Gmail, por exemplo, é bem profissional e tem muitas opções para empresas.

4. Blog

Um blog corporativo é uma plataforma muito eficaz e acessível para o seu público. Com ele, sua marca pode ganhar visibilidade, além de deixar o cliente bem informado sobre o seu produto e sobre sua empresa. WordPress e Blogger são grandes exemplos de espaços onde você pode criar o blog da sua empresa sem pagar absolutamente nada e ainda ter qualidade de serviço e total personalização do seu espaço.

Um blog também pode ser eficiente na falta de um site por exemplo. Ele tem muitas opções de publicidade de baixo custo que são tão eficientes quanto qualquer outro serviço de custo alto.

5. Conteúdo

O marketing de conteúdo tem ganhado espaço entre os empreendedores que tem aprendido a dar valor a esse tipo de ferramenta. Um bom texto pode persuadir e atrair um público. Conteúdo de qualidade é extremamente importante para dar credibilidade a sua empresa. Esse item não pode ser deixado em segundo plano. Invista em bons conteúdos, que tenham habilidade e propriedade na hora de escrever um assunto. Afinal, do que adianta você investir em todas as dicas acima e não ter um conteúdo atrativo?
Esses são alguns exemplos de práticas de baixo custo que pode fazer total diferença no marketing digital. Insira cada uma delas na rotina da sua empresa e colha os bons resultados provenientes delas.

E você, o que espera do marketing digital para micro e pequenas empresas? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!