Existem disponíveis um grande número de programas e aplicativos que podem ajudar e muito na hora de publicar, acompanhar, medir, divulgar e gerenciar suas redes sociais. Se você trabalha com mídias sociais e tem um monte de perfis para controlar, estas dicas serão muito úteis.

Para quem precisa agendar publicações para o Facebook e Twitter uma boa opção é o HootSuite. A ferramenta além de monitorar mentions, direct messages, postagens e palavras-chave tem um dos melhores agendadores de postagens que já tivemos a oportunidade de utilizar. Apesar de ser uma ferramenta paga, a versão gratuita tem muitas funcionalidades que atendem perfeitamente quem trabalha com mídias sociais. Para monitoramento e agendamento de postagens somente do Twitter uma boa opção é o TweetDeck, ferramenta que até foi comprada pelo Twitter e hoje é uma ferramenta oficial e gratuita exclusiva da rede.

Acompanhar os resultados e métricas de seus perfis nas redes sociais é muito importante, e existem algumas ferramentas que cumprem muito bem a tarefa. O Facebook tem sua própria ferramenta que armazena informações cruciais do desempenho da sua fanpage mas você vai precisar de mais. Outras ferramentas de controle de métricas são: Scup, Radian6, Lithium entre outras. Veja qual se adapta melhor a suas necessidades.

Para avaliar a popularidade das suas mídias sociais existe o Klout!, ferramenta que avalia sua influência nas redes sociais e te dá uma nota de acordo com os resultados obtidos através de um algoritmo baseado nos números do seu alcance real, probabilidade de amplificação e influência. É uma ferramenta grátis.

As ferramentas são muitas, a cada dia aparecem novos programas que auxiliam neste acompanhamento das mídias. Uma dica é sempre ficar ligado às novidades e novas tendências no mundo do marketing social. Atualize-se constantemente. Sempre que tivermos novidades neste campo vamos atualizando e criando novos posts para falar delas.

Em breve mais, muito mais.