As ferramentas de mídias sociais são sistemas projetados para possibilitar a interação social através de compartilhamentos e criação de informações em diversos formatos. Possibilitando a publicação de conteúdo por qualquer pessoa, por praticamente nenhum custo de produção. São exemplo de mídias sociais, os blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook), sites de compartilhamento de conteúdo multimídia (youtube, flickr, Vimeo). Com novas oportunidades de criar e comunicar, as mídias sociais trazem oportunidade das pessoas e empresas se propagarem e terem maior aproximação com outras pessoas ou com seu público alvo.

Por ter essa grande função de ser uma forma de comunicar, as mídias sociais estão sempre em constante mudança, buscando aprimorar e atender melhor o usuário. Quando nos adaptamos a uma mídia social que usamos com frequência, já é tempo de atualiza-la, de conhecer seus novos recursos ou de se adaptar a uma nova mídia que chega a nós. É o caso da mais nova rede social chamada Ello. Criada por Paul Budnitz, foi lançado em março de 2014, nos Estados Unidos, se tornou famosa no mês de setembro quando várias pessoas se manifestaram contra o facebook. Segundo o criador, a rede foi fundada para sobreviver sem os anúncios, para que seus usuários tenham um espaço bem direcionado, mantendo um ideal anti-publicitário. Simples e com toque charmoso, quem quiser participar da rede, precisa entrar em contato com a empresa por e-mail e esperar uma resposta com convite para criar a conta.

foto ello

Com um layout diferente, pode-se ter uma dificuldade para adaptar com a rede. Você pode seguir perfis de duas maneiras. O Ello te dá duas listas: Friends, que mostra as atualizações de todos seus amigos sem perder nenhum post. A segunda; Noise, que traz o conteúdo em um grid, que não mostra todos os posts de quem você decidir por lá, se trata do próprio perfil do Ello. Em discover você pode encontrar perfis indicados e utilizar a busca para encontrar amigos.

Para publicar algo, o usuário tem a mesma facilidade que o Twitter ou qualquer outra rede social. Basta ir à página inicial e clicar no botão escrito “say Ello”, para anexar imagem clique no botão de upload, que é representado pelo ícone de dois quadrados juntos. Com o diferencial, o Ello aceita Gifs, basta encontrar o Gif que você deseja, salva-lo no seu computador e fazer o upload para posta-lo. Também é possível postar emojis, basta escrever o nome do emoji que deseja entre dois pontos, como exemplo: o emoji do Ello, basta escrever, :ello:

Sobre as notificações, ainda não há uma central para que você possa ver no Ello, se alguém te segue ou comenta em um post seu, você recebe um e-mail avisando sobre isso. Mas essa função também pode ser desativada quando quiser.

Para convidar um amigo é fácil, clique no símbolo de um sinal de mais no interior de um círculo, você será direcionado para uma página onde é permitido enviar cinco convites.

Como já havíamos falado acima no post, as redes sociais estão sempre em mudança para se adaptarem melhor ao usuário, com o Ello não está sendo diferente, cada dia há uma nova mudança e funções para explorarmos.

Ainda se questiona sobre o futuro da rede, pois mesmo com grande sucesso, o Ello cobra alguns dólares por algumas funções. Enquanto alguns sites do mesmo gênero são totalmente gratuitos. Fica então a dúvida, será que o Ello chegará a superar o facebook?