O Linkedin é uma ferramenta essencial para quem busca sucesso em sua carreira profissional. Por meio da criação de um currículo online, é possível expor suas habilidades e desenvolver conexões entre áreas de interesse. Mas será que o uso dessa rede também não é essencial para as empresas?

Da mesma forma em que o Linkedin tem extrema importância para quem busca uma carreira profissional,  tem para as empresas, por meio das conexões criadas, a empresa pode selecionar melhor os funcionários que tenham o seu perfil, além de  disponibilizar informações que mostram o conceito e funcionamento da empresa, dessa forma cria interações com aqueles que se interessam pelas vagas que disponibilizarão, e ao se identificar com a empresa, criam segurança e se empenharão em realizar trabalhos satisfatórios.

Seu perfil no Linkedin é criado como um currículo que você coloca suas habilidades e atividades realizadas, é importante sempre manter seus dados atualizados.

Há contas pagas e gratuitas na rede, para os profissionais não há vantagens em passar para uma modalidade paga, os recursos extras fazem mais sentido para empresas que buscam candidatos.  A ferramenta de busca é o atalho para que você encontre de forma rápida um grupo que fale sobre assuntos do seu interesse ou empresas e colegas de trabalho.

Outra característica do Linkedin é sua URL curta, que pode ser enviada como um adicional ao currículo, com informações extras e recomendações recebidas.

xing_linkedin

Seguindo a ideia e estrutura de uma rede social para uso profissional, como o Linkedin, temos outro exemplo muito usado pelo mundo, o Xing. Uma rede Europeia, líder em Networking online, direcionado a profissionais de negócios, cientistas, acadêmicos e profissionais liberais. No sentido mais amplo por meio de funções e serviços sob medida para pesquisa e gerenciamento de contatos, os membros do Xing podem encontrar em toda parte do mundo as pessoas de contato certo para elas, podendo utiliza-lo em 16 idiomas para desenvolver seu negócio, profissão e carreira.

Uma vantagem dessa plataforma é que além da busca por vagas, é possível fazer busca por projetos com prazo e duração determinada, por meio de palavras-chave. Uma boa forma para encontrar trabalhos temporários. Outro diferencial é que não há Login social. Nada de usar os dados do Facebook ou Google para fazer criar sua conta no Xing. Não há revelação de visualizações de perfil, não é informado a identidade dos usuários, ficam visíveis apenas os avatares de quem viu seus dados e a descrição de um ou dois critérios de busca usados para chegar até seu perfil.

O acesso ao Xing pode ser realizado em qualquer parte do mundo através da Internet e aparelhos de celular que também tenham acesso á rede.

As redes sociais criadas com cunho profissional são uma boa forma de desenvolver relações com outros usuários, no caso das empresas,  estarão  promovendo interação  e  criando  maior visibilidade, não é mesmo?

Por meio dessa relação, é possível ter um conhecimento aprofundado a respeito daquele que se interessa em fazer parte da equipe da empresa. Sendo possível acompanhar suas habilidades, seus interesses e sua pró-atividade. Tudo isso faz com que as empresas e outros usuários do linkedin vejam quais perfils se identificam melhor com as oportunidades e propostas oferecidas, diminuindo a chance de erro em suas  escolhas.