LinkedIn e Xing: redes Sociais para profissionais.

Publicado sexta-feira, 10 de abril de 2015

O LinkedIn é uma ferramenta essencial para quem busca sucesso em sua carreira profissional. Por meio da criação de um currículo online, é possível expor suas habilidades e desenvolver conexões entre áreas de interesse. Mas será que o uso dessa rede também não é essencial para as empresas?

Da mesma forma em que o LinkedIn tem extrema importância para quem busca uma carreira profissional, tem para as empresas, por meio das conexões criadas, a empresa pode selecionar melhor os funcionários que tenham o seu perfil.

Como o LinkedIn funciona?

Além de disponibilizar informações que mostram o conceito e funcionamento da empresa, dessa forma cria interações com aqueles que se interessam pelas vagas que disponibilizarão, e ao se identificar com a empresa, criam segurança e se empenharão em realizar trabalhos satisfatórios.

Seu perfil no LinkedIn é criado como um currículo que você coloca suas habilidades e atividades realizadas, é importante sempre manter seus dados atualizados.

Há contas pagas e gratuitas na rede, para os profissionais não há vantagens em passar para uma modalidade paga, os recursos extras fazem mais sentido para empresas que buscam candidatos.

A ferramenta de busca é o atalho para que você encontre de forma rápida um grupo que fale sobre assuntos do seu interesse ou empresas e colegas de trabalho.

Outra característica do LinkedIn é sua URL curta, que pode ser enviada como um adicional ao currículo, com informações extras e recomendações recebidas.

O que é o Xing?

Seguindo a ideia e estrutura de uma rede social para uso profissional, como o LinkedIn, temos outro exemplo muito usado pelo mundo, o Xing. Uma rede europeia, líder em Networking online, direcionado a profissionais de negócios, cientistas, acadêmicos e profissionais liberais.

No sentido mais amplo, por meio de funções e serviços sob medida para pesquisa e gerenciamento de contatos, os membros do Xing podem encontrar em toda parte do mundo as pessoas de contato certo para elas, podendo utilizá-lo em 16 idiomas para desenvolver seu negócio, profissão e carreira.

Uma vantagem dessa plataforma é que além da busca por vagas, é possível fazer busca por projetos com prazo e duração determinada, por meio de palavras-chave. Uma boa forma para encontrar trabalhos temporários.

Seus dados protegidos.

Outro diferencial é que não há Login social. Nada de usar os dados do Facebook ou Google para fazer criar sua conta no Xing. Não há revelação de visualizações de perfil, não é informado a identidade dos usuários, ficam visíveis apenas os avatares de quem viu seus dados e a descrição de um ou dois critérios de busca usados para chegar até seu perfil.

O acesso ao Xing pode ser realizado em qualquer parte do mundo através da Internet e aparelhos de celular que também tenham acesso á rede.

As redes sociais criadas com cunho profissional são uma boa forma de desenvolver relações com outros usuários, no caso das empresas,  estarão  promovendo interação  e  criando maior visibilidade, não é mesmo?

Por meio dessa relação, é possível ter um conhecimento aprofundado a respeito daquele que se interessa em fazer parte da equipe da empresa. Sendo possível acompanhar suas habilidades, seus interesses e sua pró-atividade. Tudo isso faz com que as empresas e outros usuários do LinkedIn vejam quais perfis se identificam melhor com as oportunidades e propostas oferecidas, diminuindo a chance de erro em suas escolhas.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp