midias-sociais

O conceito de mídias sociais pode parecer novo, já que o modelo atual, está em alta nos meios da comunicação social, porém, ele já existia. Trata-se da produção de conteúdo descentralizada e sem a revisão de grandes grupos editoriais. Um grande exemplo que pode até parecer arcaico, e é, de fato arcaico, são os folhetins distribuídos no século passado entre grupos sociais distintos em diversas comunidades Brasil afora. Hoje, para as chamadas “mídias sociais” temos grandes sistemas online, projetados para realizar a interação entre usuários, quebrando a barreira geográfica que antes impossibilitava tal grau de conectividade que atingimos atualmente. As possibilidades de hoje são construídas e amparadas na diversidade das mensagens multimídias que são veiculadas em tais sistemas permitindo o compartilhamento de texto, imagem, áudio e vídeo em um fluxo de informações que se completam e vivem simbióticamente.

As mídias sociais tem diferentes contextos e conotações no âmbito do marketing, que é o nosso foco aqui, dois aspectos são de suma importância: O SMO (Search Marketing Optimization) que coloca, ou pretende colocar, a marca na melhor posição da “vitrine” internet, na prateleira de mais fácil acesso, na posição mais alta, que, consequentemente a leva a ser a mais visitada e vista de todas. Se você pretende que sua marca chegue a tal lugar, considere fazer um bom trabalho neste quesito, as suas mídias sociais vão lhe auxiliar a escalar os degraus dos mecanismos de busca. O outro ponto a ser trabalhado é o marketing de mídias sociais, que engloba a criação de conteúdo único, memorável e com potencial de se tornar uma notícia, gerar comentários, interação com seu público e levar o seu nome a pessoas de diferentes características outrora descartadas pelo difícil e custoso acesso. O contato direto com o seu público ajuda a descobrir o que é tendência entre seus possíveis clientes, qual o comportamento deles, quais são suas principais dúvidas e dificuldades. Ter conhecimento dessas questões lhe ajudará a produzir conteúdo e simultaneamente facilitar a vida e melhorar a experiência dos usuários/clientes do seu produto/marca.

As ferramentas estão aí, vamos usá-las, em sua maioria são gratuitas e não existe desculpa para os empresários e empreendedores não se valerem destas armas no tão “feroz” cenário comercial que vivemos, sem falar no compromisso com o seu consumidor que tem o direito de ter um canal onde possa dividir suas dúvidas, críticas, pedidos e, o que vale mais do que qualquer propaganda em horário nobre, os seus elogios.

Vamos continuar falando sobre mídias sociais aqui no Blog da Verticis, vamos tratar de temas mais específicos, trazer novas tendências, novas tecnologias e tudo que anda rolando no universo das mídias sociais e marketing digital. Até a próxima!