Tempo é dinheiro. E o tempo que você gasta tentando promover as redes sociais da sua empresa, também. Há tempos que o facebook e outras redes sociais deixaram de ser apenas um canal de comunicação entre amigos, e cada vez mais empresas vem aderindo às soluções que as redes sociais e outras mídias apresentam para elas. Hoje em dia é bem mais fácil (e vantajoso) criar um conteúdo para promover o seu site dentro de uma rede social do que escrever em um cartaz ou mandar fazer um outdoor.

Mas afinal de contas, qual a melhor maneira de criar conteúdo relevante para sua empresa, nas mídias sociais? Pense que o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e outras redes fazem parte de um setor específico de sua empresa. E como todo setor, deve ser monitorado, avaliado e melhorado cada vez mais. O truque não é apenas criar uma página da sua empresa no facebook e dar “Bom dia” só para aparecer no feed das pessoas que seguem a sua página, mas sim chamar atenção dessas mesmas pessoas para que elas vejam o conteúdo que você criou. Vamos por partes:

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O que escrever? Descubra as melhores formas de gerar conteúdo nas redes sociais de sua empresa

Defina seu público-alvo

Isso não é novidade. Definir um público alvo é um dos primeiros passos para empresas que visam se destacar em um ramo específico e chamar atenção de um público determinado. Cada empresa faz isso da maneira que achar melhor, seja realizando pesquisas internas ou externas, recolhendo dados e feedbacks, análise de métricas ou qualquer outra técnica de pesquisa.

Com as redes sociais, não é diferente. Você deve saber pra quem está escrevendo e quem você quer atrair para sua página de rede social/blog. Você não deve simplesmente atirar para todos os lados. Procure o que quer, defina essa “pessoa” e crie soluções para:

  • O que ela quer;
  • O que ela “olha” (o que chama a atenção dela?);
  • O que você pode oferecer que mais se identifica com ela;
  • O que você pode fazer para deixá-la mais interessada.

Outros itens podem ser adicionados nessa lista, isso é só uma vaga ideia para você saber por onde começar. Use sua criatividade para definir seu público-alvo e registre isso.

Criando Social Posts

Após conhecer seu público-alvo, você terá em mãos uma base muito importante que irá definir como serão seus posts daqui pra frente. Você deverá encaixar a sua empresa no que seu público-alvo procura. Não pense que fazer postagens maçantes sobre as vantagens da sua empresa, como propagandas e chamadas para produto, irão te levar para seu real objetivo. As pessoas não querem ver você se “vendendo” ou implorando por atenção. Elas querem se aproximar, querem se entreter e se interessar. É assim que você irá construir uma relevância significativa do nome da sua empresa nas redes sociais.

Tente trazer o seu cliente para dentro do seu negócio, de maneira pouco formal e mais diretamente possível. Posts pequenos no Facebook que direcionam o cliente para seu site com um link explicando o que é, por exemplo, um software inteligente é uma boa ideia – tente acompanhar também uma imagem coerente ao que você está escrevendo. Você estará criando um social post para marketing de conteúdo, ou seja, irá gerar um post para que seu cliente leia um conteúdo fora das redes sociais -no caso o seu site. Assim, além de faze-lo visitar o site de sua empresa, irá atraí-lo para explorar mais esse site. Isso tudo, tendo em mente o que chama mais atenção do seu cliente.

Infográficos e outras ferramentas de mídia, também são bem interessantes. Hoje em dia, infográficos atraem bem mais do que textos explicativos.

“All work and no fun… 

…makes Jack a dull boy“. Para quem não, é um provérbio, significa que uma pessoa que trabalha a todo hora e não reserva um tempo para descontrações, se torna chata e entediante. Tenha sempre isso em mente quando for tratar as redes sociais da sua empresa. Posts descontraídos, que “quebram” um pouco a rotina de apenas promover o nome de sua empresa, podem fazer muito mais por ela do que você pensa. Mas não pense em sair escrevendo qualquer coisa divertida pra quebrar o gelo. Você deve manter a coerência e o sentido do seu post. Ninguém vai compartilhar, por exemplo, um post sobre café da manhã às onze horas da noite.

Busque coisas que estão em “alta”, mantenha-se informado, visite outras páginas, veja o que as pessoas gostam de comentar e compartilhar e faça o seu próprio post. Tenha em mente que sua originalidade conta mais que tudo, então, bole uma forma de chamar atenção com posts que não precisam ser apenas sobre sua empresa. Crie postagens que as pessoas gostarão de compartilhar para chamarem a atenção de outras pessoas.

A Fórmula 

Para finalizar, mantenha sempre em mente a seguinte fórmula: entretenimento + conhecimento. Procure sempre atrair pessoas com posts descontraídos mas que também eduque e informe seu cliente. Utilize também as ferramentas que as redes sociais oferecem para que seu post tenha maior alcance.

E você, como está fazendo as postagens de suas redes sociais? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!