Como todos podem perceber, o assunto do momento agora é o SEO. Otimizar as páginas na internet deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade para quem quer realmente competir por um bom posicionamento nos mecanismos de buscas. Para desenvolver um bom plano de marketing para seu projeto, todos devem trabalhar juntos. O processo se inicia determinando objetivos e indicadores de desempenho, estruturando estratégias e  melhorando o processo no dia a dia tanto para sua implementação quanto para o controle. Por esse motivo, o plano de marketing precisa da participação de todos que estão atuando no projeto, como, os designers, programadores e o pessoal do marketing.

Para a implementação e gerenciamento de um SEM, podemos definir alguns passos fundamentais, que são:

1. Análise preliminar

Como tudo que queremos alcançar, precisamos definir a estratégia correta para que o projeto tenha sucesso. Para isso precisamos fazer a análise dos seus concorrentes, o cenário atual do website, verificar a situação e posicionamento de suas páginas, fazer um estudo comparativo com outros sites, analisar a relevância de suas páginas e de seus concorrentes e levantar qualquer informação adicional para que possamos mapear o início do projeto.

Todas essas informações coletadas antes de se iniciar o projeto devem ser relatadas em relatórios para que futuramente possamos fazer uma comparação com os novos resultados.

2. Escolher bem as palavras-chaves

Sem dúvida alguma o segundo passo é o mais importante para sua estratégia de SEM, não somente para inserção dessas palavras no código, mas também para boas estratégias off-page. Determinar essas palavras-chaves não significa apenas escolher as palavras que você acha que as pessoas vão procurar. Determinar as keywords, envolve fazer uma busca minuciosa pelas palavras que seu público-alvo realmente procura. Para esse importante passo do seu projeto de marketing, existem diversas ferramentas como, KeywordDiscovery e GoogleAdWords, que podem ajudar a escolher essas palavras-chaves e analisar quais realmente são indispensáveis.

Investir um tempo nisso significa que você não atrairá qualquer visitante ao seu site e sim o público que deseja. Por isso, é realmente necessário que se conheça quais são as palavras que as pessoas usarão para encontrar seu site. Palavras-chaves de qualidade significa tráfego de qualidade e consequentemente um melhor posicionamento no que estamos buscando.

A quantidade de palavras escolhidas também faz a diferença. Cada vez mais as pessoas estão usando mais palavras em suas buscas e frases de grande relevância também devem ser estudadas para otimizar seu site.  Quando se digita mais de uma palavra para buscar algo, o buscador coloca em primeiro lugar os sites que apresentam todas aquelas palavras, em vez das páginas que apresentam apenas algumas delas.

O posicionamento das páginas sobe e desce na busca orgânica com base em fatores como, quantas vezes essas palavras são repetidas na página, onde aparecem (tags, body, url, etc), em quais tags estão sendo usadas e como essas palavras estão posicionadas se comparada com as outras palavras-chaves da página.

3. Otimização on-page

Depois de fazer toda análise inicial, escolher corretamente as palavras chaves, deve-se fazer a otimização de todo esse estudo e aplicá-la ao código das páginas do website. Esse passo deve ser feito por especialistas na área de desenvolvimento e caso a sua empresa não tenha profissionais desse ramo, ela pode contratar um serviço de consultoria ou até uma empresa que faça toda a otmização.

4. Monitoramento

De nada adianta se todo esse trabalho exaustivo parar no passo anterior. O monitoramento do website, como um todo, deve ser observado regularmente para verificar qual a posição ocupada nos resultados da busca nos principais mecanismos de buscas. As ações de SEM não dão frutos imediatamente e para isso devemos ter paciência para que possamos ver os resultados gerados pelo plano de marketing. Monitorar os resultados e registrá-los em relatórios auxilia na tomada de decisões futuras e ajuda a garantir o sucesso do SEM.

Portanto, com o gerenciamento eficaz de todo plano, podemos trazer visibilidade e vantagem competitiva para os websites. Para falar com detalhes de SEO e SEM a gente ia gastar muito mais que esse artigo que tem como objetivo apenas trazer uma visão geral do plano de marketing. Por isso, se você quer estudar mais sobre esse assunto, que tem campo e potencial para crescer, leia mais em livros como SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca.

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