Você provavelmente não coloca todas as suas coisas em cima da sua escrivaninha — O amontoado no seu espaço de trabalho seria uma distração só e seria difícil achar o que você precisa. A área de trabalho do seu computador, também é a sua mesa de trabalho, diz Monica Friel, presidente da Chaos to Order, uma empresa especializada em organização, localizada em Chicago.

“Muitas pessoas usam os seus desktops como um grande depósito de ícones, com uma mistura de pastas, atalhos e mais ícones”, diz Friel. “É como ter uma gaveta de arquivo sempre aberta e ela pode machucar sua produtividade.”

Ao invés disso, arrume seu desktop como arrumaria a sua mesa do escritório. Friel, oferece 5 passos para os empreendedores criarem uma tela de computador produtiva e organizada.

1. Escolher um papel de parede simples.

Fotos pessoais são popularmente usadas como fundo de tela, mas quando você posiciona os ícones e pastas em cima, você não pode ver a imagem, diz Friel. “Isso se torna um caos e pode afetar sua produtividade,” ela diz. Ao invés, escolha uma cor sólida ou um gradiente que criará um fundo calmo, e guarde as fotos de família para os álbuns de fotografia.

2. Guarde lá, apenas arquivos temporários.

Do mesmo jeito que você usa sua mesa, comprometa-se a usar o desktop do seu computador apenas para itens temporários, diz Friel. isto pode incluir fotos que precisam ser editadas ou documentos que estão sendo trabalhados. Uma vez feito, arquive o que quiser guardar e mova o resto para a lixeira.

3. Utilize softwares que organizem sua tela.

Divida o seu desktop por seções e esconda ícones que não são utilizados frequentemente com programas como: Fences para Windows e DragThing para Mac.

Friel diz que o Fences e o DragThings são como containers para seu desktop. Ao invés de ter ícones e pastas espalhados, os softwares posiciona e organiza tudo em categorias que você mesmo configura, como, “Uso diário,” “Projetos,” e “Aplicações”, por exemplo. Usuários podem facilmente achar o que eles precisam apenas clicando nos ícones organizados. O programa Fences, oferece uma versão trial de 30 dias e você pode adquirir uma licença única por $9.99. DragThing também oferece um período de testes de 30 dias, e custa $29 dólares com uma licença.

4. Automatize os processos

Ao invés de mover manualmente os arquivos, automatize o processo com programas como o Hazel para Mac e o Belvedere para Windows. Você simplesmente configura as regras para alguns comandos. Por exemplo, você pode configurar o Hazel e o Belvedere para automaticamente armazenar as capturas de telas em uma pasta dedicada exclusivamente a isso. Ou programá-los para deletar arquivos de download que tenham sido baixados a mais de um mês. Hazel oferece duas semanas de teste e custa $28 dólares. O Belvedere é grátis.

5. Crie múltiplos desktop’s

Se você não consegue organizar o seu desktop, crie um novo, diz Friel. Aperte a tecla F3 no Mac para acessar a funcionalidade “Mission Control” que permite que você adicione múltiplos desktops. Para Windows, faça o download do programa Dexpot (Grátis) para criar vários desktops. Adicionando um novo desktop vai permitir que você comece do zero ou crie diversas áreas de trabalho para diferentes propósitos, como, por exemplo, uma para trabalho e outra pessoal.

Não importa como você faça, “um desktop limpo, é um desktop produtivo,” diz Friel.

Este artigo foi retirado e traduzido do site Entrepreneur.com
O autor deste artigo é Stephanie Vozza e você pode ler o artigo original aqui.