6 passos para criar um blog de sucesso

Os blogs são uma das estratégias mais interessantes do Marketing Digital. A partir de conteúdos publicados nessas plataformas é possível atrair visitantes e desenvolver relações com os públicos do seu negócio que podem refletir diretamente no faturamento da sua empresa. Mas para criar um blog de sucesso e se comunicar com milhares de pessoas, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Se eles forem executados da forma correta, será muito mais fácil conseguir o engajamento dos seus leitores com a sua marca.

Descubra agora 6 passos fundamentais para criar um blog de sucesso:

 

  1. Conheça seu público

Saber exatamente para quem está falando possibilita atrair visitantes realmente interessados em consumir os seus conteúdos e produtos. Quando um blog promove mensagens que convergem com as necessidades dos seus leitores, as chances de retorno são muito maiores. Existem técnicas do Marketing Digital que permitem identificar os públicos-alvo e personas do seu negócio e o custo-benefício desse investimento é altamente rentável.

  1. Determine o conteúdo e estrutura de comunicação

Pense em seu blog como uma revista. Crie uma linha editorial e escolha os tipos de conteúdo que serão postados. Nos blogs, os artigos (textos) são muito comuns, mas fotos, vídeos e gifs também são bem-vindos para ilustração. Textos muitos longos sem nenhum tipo de conteúdo visual tendem a assustar os leitores.

Ajuste seu conteúdo de acordo com a definição de quem são seus públicos-alvo. Não adianta escrever de forma muito formal para leitores adolescentes e nem de forma descontraída demais para um público composto por donas de casa idosas, não é mesmo?

  1. Escolha a plataforma adequada para criação

Existem várias plataformas de criação de blogs disponíveis, muitas delas gratuitas. Identifique quais tem os recursos que melhor se adequam as suas necessidades. Entre as plataformas gratuitas, a mais famosa é, sem sombra de dúvidas, o WordPress. Muito fácil de utilizar, ele permite o controle total do usuário no gerenciamento dos conteúdos do seu blog. Outras plataformas bastante utilizadas são o Blogger, o Weebly e o Wix.

  1. Pense muito bem na escolha do nome

Depois de definido, o nome do seu blog não pode mais mudar. Então na hora da escolha opte por um título que dialogue com a sua marca. Pelo nome, o seu leitor deve reconhecer que o blog está atrelado a ela. O ideal é que o título do blog possua o nome da empresa acompanhando de alguma palavra-chave relacionada ao universo da sua marca (ou apenas essa primeira parte).

  1. Defina o layout

O conteúdo do seu blog pode ser muito interessante, mas se a forma como ele se apresenta não estiver à altura do mesmo, o seu alcance, com toda certeza, será muito menor.  Pensar no layout do blog requer estratégia e adequação aos interesses do seu público.

O usuário do seu blog deve sentir-se confortável na hora de usá-lo. Características como tipo de fonte, templates e paletas de cores, por exemplo, devem ser pensadas com o objetivo de garantir a melhor experiência de usabilidade ao seu leitor.

É importante também prestar atenção se o seu blog funciona corretamente tanto em notebooks como em smatphones e outros portáteis.

  1. Produza conteúdos relevantes e interessantes

Esse é o item mais fundamental dessa lista. Se você não produzir conteúdos que despertem o interesse genuíno do leitor, não haverá engajamento, e, consequentemente, melhorias diretas no faturamento da sua empresa e nem do seu relacionamento com o seu cliente. Saiba o que o seu público quer ler/ver e invista nisso, sem esquecer de se diferenciar dos seus concorrentes.

Agora que você tem uma ideia de como criar um blog de sucesso, que tal investir de fato nisso?