Como o próprio nome já diz, Flat Design – “Design Plano” traz novas ideias e conceitos para defender um design simples e objetivo, utilizando elementos limpos, planos e nítidos, ao contrário da tendência anterior, o design “Keuomorphism”, que buscava chegar mais próximo do realismo visual com chanfros, gradientes, sombras e outras ferramentas que adicionam profundidade.

O que faz o Flat Design ser funcional é a concepção e utilização de elementos que facilitem a usabilidade para os usuários, respondendo com mais versatilidade o Design Responsivo e tendo a sua interface de adaptação mais simples e intuitiva.

– Abaixo uma comparação entre o iOS6 que seguia a linha do “Keuomorphism”, utilizando chanfros e efeitos de espelhamento e o iOS7, onde os botões são simples e sólidos, como no Flat Design.

ios-flat

Veja agora um layout com estas características flat.

flat

ALGUMAS DICAS:

01. Cor: A definição da cor pode ser o maior desafio na aplicação do Design Flat. Os tons tendem a ser mais brilhantes, sem matizes e tonalidades. A utilização de mais de duas cores é algo comum, tons como azul, roxo, vermelho e laranja são os mais populares. Veja uma paleta de cores Flat UI aqui: http://flatuicolors.com/

02. Tipografia: Seguindo esta linha de design, é extremamente importante trazer o foco para a tipografia. A escolha do tipo e tamanho da fonte pode fazer muita diferença no resultado. Vale ressaltar que sua fonte deve seguir a mesma linha do design do layout, simples e sem detalhes, tornando seu conteúdo textual realmente eficiente.

03. Iconografia: Com a ausência de elementos detalhados, uma ótima maneira de transmitir informação visual é utilizando ícones. Aplicam-se bem em parágrafos ilustrados, botões, redes sociais e controladores.

Existe apenas uma regra definitiva para o Flat Design: “menos é mais!” Para tornar seu projeto realmente eficiente, deixe sua criatividade falar mais alto! Experimente diferentes tipos de cores, fontes e até mesmo alguns efeitos, mas com cautela!