A velocidade de carregamento de um website é um fator que precisa de atenção especial, principalmente pelo fato de ter grande impacto na exibição de suas páginas nos mecanismos de busca (SEO). Para ajudar nessa investigação, selecionamos 8 ferramentas gratuitas para realizar testes de carregamento em seu site. Algumas delas fornecerão dicas de como otimizar o tempo de carregamento, enquanto outras fornecerão informações detalhadas sobre as origens de seus arquivos entre outras coisas. Então, o melhor a se fazer é verificar cada uma delas.

1. Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights analise o conteúdo de uma página e gera sugestões de melhorias para otimizar o carregamento. Ferramenta bastante completa.

google-speed-tool

2. Load Impact

O Load Impact testa o carregamento on-line de seu site. Ideal para realização de testes de carga em sites de e-commerce e B2B.

load-impact

3. Neustar Web Performance

Ferramenta útil para realizar um teste de performance on-line.

neustar-web-performance

4. WebPagetest

Executa um teste de velocidade originado de várias localidades no mundo, utilizando navegadores reais (Internet Explorer e Chrome) e utilizando velocidades reais de usuários. Você pode executar testes simples ou avançados incluindo transações com vários passos, capturas de vídeo, bloqueio de conteúdo e muito mais.

webpagetest

5. OctaGate SiteTimer

octa-gate-site-timer

6. Pingdom

pingdom

7. Which Loads Faster

Compara páginas lado a lado para decidir qual é a mais rápida.

which-loads-faster

8. Show Slow

Show Slow é uma ferramenta Open Source que auxilia no monitoramento de métricas de um site. Captura os resultados do YSlow, Page Speed, WebPageTest e dynaTrace. Cria gráficos para ajudar a entender como as mudanças de seu site afetarem seu carregamento.

show-slow

Lembre-se de sempre verificar o tempo de carregamento de seu site, sempre após qualquer mudança que fizer. O tempo de carregamento não é importante só para os mecanismos de buscas, mas também para que você tenha uma retenção maior de visitantes em suas páginas.

Até a próxima!