CPE Tecnologia tem +51% de engajamento nos posts com SEO.
A Verticis presta o serviço de Consultoria de SEO para CPE Tecnologia há cerca de 2 anos. Atuando diretamente com o blog tínhamos a missão de melhorar indicadores de qualidade do blog como o engajamento, o posicionamento na busca, tráfego e rejeição.
A CPE Tecnologia atua no mercado de soluções para geotecnologia desde 1974. Sendo uma das principais fornecedoras de equipamentos, cursos, assistência técnica e serviços voltados para a topografia.
Neste texto apresentaremos um pouco de como conseguimos elevar o engajamento do site e melhorar o posicionamento na busca orgânica.
A CPE Tecnologia buscava mais qualidade e visibilidade para o blog.
A princípio, tínhamos o desafio de revisar 134 textos de blog que haviam sido construídos ao longo dos anos. Com análise e requalificação, tivemos em vista posicionar os conteúdos em palavras-chave com mais visibilidade, contexto com o tema abordado e mais próximas da intenção de busca do usuário.
Isso se fez com otimizações no texto, melhorias visuais, otimização de imagens, alteração de meta-tags e muitos outros esforços de SEO. Tudo isso para alcançarmos o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego orgânico do site.Nota-se na imagem abaixo, que um dos nossos objetivos foi muito bem alcançado. A meta era manter a rejeição do blog abaixo de 40%.
![contagem-de-taxa-de-rejeicao](https://verticis.com.br/wp-content/uploads/2024/03/contagem-de-taxa-de-rejeicao.webp)
Contagem de Taxa de Rejeição /Google Analytics
Iniciamos o trabalho com uma média de 85% de rejeição no tráfego orgânico do blog. Sendo assim, focamos em encontrar páginas mal orientadas, problemas de desempenho e o principal: renovamos o conteúdo.
Com isso, chegamos a marca de 34% de rejeição, abaixo da meta estabelecida.
Com isso, tivemos também uma melhora no engajamento do blog.
![](https://verticis.com.br/wp-content/uploads/2024/03/taxa-de-engajamento-1024x507.webp)
Vimos o comportamento do usuário mudar.
Já no tráfego nosso desafio era maior. Afinal, o site já tinha bons números de sessões com cerca de 90% do tráfego sendo gerado por meio orgânicos. Contudo, encontramos um site mal orientado e com um público muito difuso e mal definido. Sendo assim, buscamos as palavras-chave que mais se adequassem a intenção de busca do público de interesse. E feito isso pudemos observar um comportamento muito definido.
Como pode ser observado abaixo, o público interage com os conteúdos em todos os momentos do ano. Contudo, nos meses comuns para as férias escolares vemos uma grande diminuição nas sessões do site (Dez–Jan e Jun–Jul)
Essa percepção nos ajudou a construir novos conteúdos e a planejar um funil mais elaborado e completo. Afinal, agora temos informações qualitativas mais confiáveis para a elaboração de estratégias.
![](https://verticis.com.br/wp-content/uploads/2024/03/sessoes-1024x514.webp)
Ou seja, mesmo com menos tráfego nos períodos de férias, aumentamos o engajamento e o tempo de tela. E também aumentamos as conversões.
![conversoes](https://verticis.com.br/wp-content/uploads/2024/03/conversoes-1024x402.webp)
Com exceção do mês de outubro, em que fizemos uma mudança estrutural no código do site, observamos um crescimento contínuo a partir de junho. O que corroborou para chegarmos aos melhores índices já registrados nos meses de novembro e dezembro.
Refizemos o site em busca de melhorias.
Um dos pontos que observamos durante a condução do trabalho foram problemas relacionados a arquitetura do site e seu desenvolvimento. Com pontos considerados ultrapassados causando problemas como abertura lenta e problemas na navegação.
Além disso, o design não condizia com a identidade visual adotada pela CPE Tecnologia. Por isso, fizemos uma renovação e atualização do layout, trazendo mais coerência com a identidade visual do site da empresa e também um estilo mais moderno.
Por fim, fizemos um novo site do zero para o Blog, mantendo os padrões de segurança já existentes e a versão mais atualizada do WordPress. Também realizamos uma importação dos posts do Blog, organizando os conteúdos já cadastrados por categorias e trabalhamos nas melhorias de desempenho do site, tanto para o desktop quanto para o mobile.
Nossos esforços se mostraram qualitativos, após as mudanças observamos um aumento no engajamento com o conteúdo e uma experiência mais agradável de navegação.
![](https://verticis.com.br/wp-content/uploads/2024/03/home-1024x506.webp)
O Feedback da CPE
Estamos extremamente satisfeitos com o serviço de SEO prestado pela empresa Verticis.
Desde o início da nossa parceria, eles solucionam nossas demandas com a rapidez e eficiência. A equipe entrega um alto nível de profissionalismo e comprometimento em todas as etapas do processo. Sempre estiveram disponíveis para responder às nossas perguntas e fornecer atualizações regulares sobre o progresso do projeto.
Eles entenderam as necessidades da nossa empresa e desenvolveram estratégias para melhorar a visibilidade do nosso blog nos mecanismos de busca.
Thais Oliveira – Gerente de Marketing