A internet é um excelente meio para quem precisa destacar e expandir seus negócios. Cases de empresas que conquistaram seu sucesso por meio de estratégias de marketing digital são inúmeros, basta apenas dar uma “Google” para encontrá-las. Mas como iniciar a sua estratégia de marketing digital?
Aqui estão 12 dicas para te ajudar a ter a internet como aliada para o sucesso.
Conteúdo é prioridade
Não adianta ter um site bonito, uma rede social com muitos seguidores ou uma estratégia de SEO se o conteúdo é pobre e sem qualidade. Conteúdo é a estratégia mais importante para o marketing digital, porque:
- É valorizado pelo Google e a maioria dos buscadores. Aumenta sua relevância, ou seja, sua posição nas buscas
- Aumenta o interesse das pessoas em permanecer no seu site.
- Confere status de autoridade no segmento em que você atua. Por exemplo, se você é uma empresa de software para empresas de crédito, dar dicas e produzir conteúdo sobre o assunto lhe dará o status de especialista na sua área de negócio.
- Atrai novos e potenciais clientes, além de ajudar a manter os que já possui.
O site ainda é o centro da estratégia
O site ainda é o principal meio de negócio das empresas. As ações de marketing devem sempre levar ao site da empresa (que pode ser um e-commerce, também).
Por isso, o blog deve estar dentro da sua página, até mesmo para aumentar a relevância dele.
Pesquise e planeje seu marketing digital
São muitas as estratégias disponíveis para o seu marketing digital. No entanto, é necessário entender bem como ele funciona, para adotar as melhores estratégias. Nem todas as redes sociais são produtivas para a empresa. Entenda o seu público-alvo e por onde ele navega.
Esse deverá ser o seu guia para a criação e planejamento de marketing digital.
Escolha as melhores redes sociais
Como dito anteriormente, nem todas as redes sociais são necessárias. Por exemplo, usar o pinterest pode ser uma ótima ideia para empresas de decoração e lojas de roupa. Porém, ela não trará o mesmo resultado para uma empresa de cargas e fretes.
Segmente seu público
A segmentação de seu público irá ajudá-lo a criar campanhas mais assertivas, focadas no interesse de cada um. Por exemplo, uma grande loja de departamentos pode ser dividida em masculino, feminino e infantil. Criar campanhas específicas para cada público, pode trazer mais conversões do que se forem direcionadas para todos os públicos.
Faça uso de uma boa estratégia de e-mail marketing
E-mail marketing tem apresentado ótimos resultados. É uma comunicação direta com seu cliente e a garantia de que a sua mensagem será entregue. No entanto, cuidado para que seu e-mail marketing não vá para a caixa de spam. Envie apenas para quem quer receber, e tente segmentar ao máximo as informações para cada envio. Tenha cuidado também com a frequência.
SEO é fundamental
Quando as pessoas pesquisam por produtos e serviços, ou precisam de alguma informação, elas raramente passam para a segunda página da pesquisa.
Por isso, é importante um bom trabalho de SEO, que levará o seu site para a primeira página do resultado de busca.
Aprenda com empresas do setor e inove
Benchmarketing ainda é uma estratégia poderosa. Ela possibilita que você veja o que as empresas do seu setor estão fazendo, os bons exemplos e práticas e lhe dará uma medida de como está o marketing do seu negócio. Aprenda com as boas práticas já existentes e crie outra ainda melhores. Destaque-se e inove.
Estratégias na web têm vida curta
A internet está em constante mudança e renovação. Todos os dias surgem tecnologias revolucionárias, e algumas delas caem no esquecimento.
Um bom exemplo disso é o Orkut, que, apesar de ter sido uma febre, não demorou muito para ser substituído pelo Facebook.
Lembre-se de que cada vez há mais redes sociais, aplicativos e serviços que mudam a maneira como as pessoas se relacionam com o meio digital. Então, o trabalho de marketing também deverá acompanhar esta evolução. Esteja sempre de olho no que acontece e aprenda com isso. Não tenha medo de mudar para melhor.
Faça monitoramento
Existem várias ferramentas que permitem monitorar o que é dito sobre a empresa nas redes sociais e em toda web. Independente da ferramenta que você escolher, ter uma visão racional do que é falado irá ajudá-lo a orientar textos, posts e demais estratégias digitais.
Mantenha a qualidade no atendimento on-line
Uma característica do meio digital é que as pessoas desejam obter atendimento rápido. Muitas vezes, elas buscam redes sociais, por acreditarem que serão atendidas mais prontamente do que nos meios tradicionais.
O bom atendimento terá uma repercussão muito maior se levado em conta que o “boca-a-boca digital” pode ser viralizado, ganhando proporções ainda maiores. Da mesma maneira, as críticas podem ganhar espaço, por isso preze pelo bom atendimento online.
Invista em tráfego pago
Campanhas de links patrocinados e tráfego pago devem estar em sua pauta. Elas trazem ótimos resultados para quem anuncia e vende seus produtos, além de proporcionar uma excelente segmentação do público-alvo.
Estas são algumas dicas muito importantes para quem deseja ter a internet como aliada. Você já obteve resultado com alguma dessas estratégias? Comente!