O grande segredo para ter um negócio bem-sucedido e estável é conquistar a fidelidade do cliente. Em um mercado cada vez mais concorrido e exigente, no entanto, isso não é tarefa fácil. É necessário ter consciência de que essa é uma necessidade tão importante quanto conquistar novos clientes. Ou seja, você precisa dar atenção para essa questão.
Quais sãos as vantagens em conquistar a fidelidade do cliente?
Quando o seu negócio já tem uma clientela fidelizada torna-se possível manter um esquema de trabalho mais certeiro e objetivo. A primeira coisa a se pensar é que um cliente fidelizado irá, naturalmente, indicar o seu estabelecimento para outras pessoas. Isso poderá trazer cada vez mais novos clientes para você. Outro ponto importante, e que tem impacto direto no lucro da sua empresa, é o fato de que clientes fiéis tendem a gastar mais e com mais frequência na sua empresa.
Imprevisibilidade é um grande vilão para as empresas no geral. Logo, poder ter uma perspectiva mais previsível das receitas do seu estabelecimento e dos gastos médios dos seus clientes (entre outras questões), é altamente vantajoso para a saúde financeira do seu estabelecimento.
Além disso, clientes fieis são mais propensos a dar feedbacks em relação aos serviços prestados e a forma como são tratados. Isso permite a possibilidade de implantar melhorias no seu negócio. Essas transformações serão altamente benéficas para eles e para a empresa.
Agora que já sabe algumas das vantagens que a sua empresa pode obter ao conquistar a fidelidade do cliente, descubra 4 dicas para chegar nesse nível (e mantê-lo!) de forma consistente.
Entregue o melhor serviço desde o início
A primeira imagem é a que fica. Se você quer conquistar o cliente desde o início capriche na sua apresentação. Não esqueça da forma como os primeiros serviços serão prestados. Se você tem um serviço de e-commerce, por exemplo, providencie para que a primeira compra do cliente chegue impecável e no dia previsto no seu destino. Claro que você não irá “relaxar” após isso. Essa primeira experiência do cliente, no entanto, é o que vai definir se ele continuará usando os seus serviços ou não.
Ofereça suporte de forma impecável
Você sabia que a maioria das relações são definidas quando algo de errado acontece? É nesse momento que o cliente saberá se pode ou não contar com você. Trate de mostrar que sim, ele pode! Rapidez, dinamismo e simpatia são características valorizadas por 10 entre 10 clientes quando procuram por um bom atendimento. Sempre ouça e procure solucionar o problema de quem mantem o seu negócio vivo. Seja de forma online ou presencial.
Dizer não pode ser a melhor opção
Sua empresa deve trabalhar com a ideia de que “o cliente sempre tem a razão”. Mas nunca esqueça de pensar nisso com os pés no chão. Em muitos casos é preciso que você saiba dizer não. Nem sempre o que o cliente quer é o melhor para o seu negócio. Cabe a você avaliar quais das sugestões dadas pelo seu público podem ser implementadas de forma viável na sua empresa.
Ouça e procure melhorar com as críticas
Ouvir o que o cliente tem a dizer é muito importante. É a partir desse tipo de feedback que sua empresa terá a possibilidade de pensar e implantar ações para melhorar os serviços oferecidos.
Você sabia que o Marketing Digital é uma ferramenta extremamente útil para qualquer empresa que procura conquistar a fidelidade do cliente? Aproveite e leia o nosso artigo sobres as vantagens que mostram por que você deve fazer Marketing Digital no seu negócio.