4 dicas para se organizar e estudar online

O Ensino a Distância (EAD) já se mostrou muito mais acessível que a modalidade presencial em diversos aspectos e os motivos pelos quais um aluno decide estudar a distância são dos mais variados. Falta de tempo, pouco dinheiro para investir em curso presencial, dificuldades de deslocamento, entre outro motivos que impedem o aluno de se deslocar até a Instituição.

Por esse motivo, os cursos EaD tem sido tão procurados nos últimos anos, pois tem sido uma alternativa para pessoas que querem se profissionalizar sem precisar de ir diariamente até a faculdade. Mas muitas pessoas ainda não tem uma desenvoltura para estudarem por conta própria, isso exige  muita dedicação e disciplina. Para te ajudar separamos algumas dicas para se organizar nos estudos online.

 

Faça um cronograma de estudos

É evidente que, ao adotar o ensino online, além das vantagens já ditas, é possível escolher o horário mais adequado para estudar. Há pessoas que aprendem melhor à noite, enquanto outras preferem estudar pela manhã. E esse é o grande benefício dessa modalidade de ensino: estudar quando você quiser.

 

Mantenha o foco

Evite se distrair com assuntos que não dizem respeito à disciplina estudada. Redes sociais, jogos, conversas, etc. podem atrapalhar a sua concentração e fazer com que aquele tempo destinado ao estudo não seja aproveitado como deveria.

Uma boa alternativa para manter o foco nos estudos é usar o método Pomodoro. É um método que divide os estudos em períodos de tempos. Funciona assim: o primeiro bloco você estuda 20 minutos continuamente sem interrupção, depois descansa 5 minutos. Repita esse processo por mais 3 vezes e após o 4º período de estudos descanse por 30 minutos.

 

Escolha o melhor ambiente

Crie um ambiente de estudos adequado. Pode não parecer uma dica importante, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo.

 

Estude em seu tempo livre

Aproveite o tempo que estiver no transporte público ou horário de almoço para ler ou fazer exercícios de fixação. Colocar em prática os conceitos estudados durante o seu dia a dia é a melhor forma de memorizar e aprender.

Essas são algumas dicas que você pode usar para melhorar sua rotina de estudos online. O mais importante é encontrar o método que deixe mais confortável e que faça você absorver mais conteúdo.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp