Como otimizar o conteúdo nas redes sociais da sua empresa.

Publicado quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quando você cria contas em diversas redes sociais, não basta compartilhar o mesmo formato de conteúdo em canais diferentes. Sua empresa precisa pensar em cada canal individualmente para que as chances de alcance e engajamento sejam maiores.

Lembre-se que cada plataforma tem seu próprio tom e abriga diferentes perfis de usuários. Algumas redes valorizam conteúdo em formato de texto, já outras, imagens.

Pensando nisso, estude seu público-alvo e descubra quem são seus seguidores e fãs antes de tudo. Depois, comece a testar tipos de conteúdo, formatos e redes sociais que melhor se encaixam no perfil da sua marca e do seu público. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos dicas úteis para o planejamento do conteúdo de redes sociais.

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1. Sintetize sua mensagem no Twitter.

O Twitter sempre se diferenciou de outras redes sociais por causa do limite de 140 caracteres – incluindo espaços, links e imagens. Esse perfil de rede social nos obriga a escolher as palavras a serem usadas com cuidado e sabedoria. O poder de síntese aqui é fundamental para comunicar em poucas palavras o que sua empresa realmente quer dizer.

2. Interaja e aproxime o usuário à sua marca.

Use um tom mais informal, de conversa. A rede ainda é um local que mistura lazer e negócios para grande parte dos usuários. Sabendo disso, forneça conteúdo relevante, interessante, que mexa com as emoções dos usuários.

Antes de publicar, certifique-se de que o tom de sua mensagem é descontraído e amigável e que o conteúdo não seja considerado pelo leitor mais uma forma de spam em seu feed de notícias.

3. Estimule e participe de discussões profissionais no LinkedIn

O LinkedIn já deixou de ser apenas uma rede de recrutamento há bastante tempo. Esta rede social se tornou um local onde especialistas de diversos setores compartilham conteúdo e discutem as tendências de determinadas áreas.

Isso pressupõe um tom bem diferente dos outros canais sociais. Se sua empresa é do setor de tecnologia, por exemplo, não recomendamos falar sobre turismo. Fale sobre o que você entende e para quem certamente entenderá o seu discurso.

Crie debates sobre temas relevantes relacionados ao seu setor e dos quais você possui expertise.

Depois de participar de grupos, que tal criar um? Isso trará autoridade para sua marca e estimulará o networking entre os profissionais da área. Essa rede é altamente recomendada para empresas B2B.

4. Use boas imagens

Conteúdos que incluem boas imagens têm uma chance muito maior de serem replicados nas redes. Pense em ações de marketing que incluem imagens fortes e relevantes e que complementam sua mensagem. Se conseguir uma imagem que conte uma história sem a ajuda de texto, melhor ainda.

5. Inclua hashtags no Instagram

O segredo dessa rede social são boas imagens, vídeos criativos e hashtags. As hashtags são uma maneira fácil para os usuários encontrarem e compartilharem seu conteúdo.

Na hora de decidir que hashtags usar, pondere entre as já existentes, crie uma nova ou use uma combinação das duas. Seja qual for o caso, use hashtags que os usuários possam associar naturalmente à sua empresa.

Tem outra dica para otimizar o conteúdo na rede? Compartilhe com nossos leitores deixando um comentário!

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