O Facebook for Business talvez tenha sido uma das melhores evoluções na rede social azul a meu ver. Se você administra mais um de uma fanpage sabe como era ruim ter tudo isolado, com pouco controle sobre seus clientes, formas de pagamento, etc.
O Facebook lançou há alguns meses uma ótima ferramenta muito boa para você centralizar toda administração das suas fanpages e de clientes. Confesso que no primeiro dia, até configurar todas as fanpages que administro, sofri um pouco para pegar o conceito e a ideia do Facebook for business.
Uma outra grande vantagem são as permissões. Agora, você pode dar e retirar permissões facilmente pra qualquer usuário no Facebook, mesmo que você não seja amigo dela.
1) Se cadastre no Gerenciador de negócios do Facebook com facilidade.
O cadastro é feito em 3 simples passos. Depois de usar seu login e senha para se logar, você precisará preencher informações básicas sobre quantas páginas pretende administrar, se você é uma agência ou não e pronto.
2) Separe sua vida pessoal do trabalho
Convenhamos que era um certo “constrangedor” você ter, em muitas vezes, ter que adicionar seu cliente, que pouco conhece, como amigo para administrar sua fanpage ou trocar algumas informações. No Gerenciador de negócios do Facebook não é preciso ter esse tipo de intimidade. Assim, convide todos os funcionários da sua empresa que precisem de acesso a qualquer uma das suas Páginas ou contas de anúncios.
3) Clientes diferentes, faturamento diferente
Outro problema até então era a clareza no momento de prestar contas das campanhas criadas para cada cliente. No Gerenciador de negócios, cada cliente possui sua conta de anúncios, associado à uma forma de pagamento. Assim, ao criar um anúncio, você pode escolher se irá impulsionar um post, se irá criar uma campanha para ganhar novos likes ou se deseja ter mais cliques e visitas no seu site, por exemplo. Depois, você pode ver o histórico, por período, de todas as campanhas criadas e apresentar de forma clara e transparente aos seus clientes.
4) Como posso migrar as fanpages atuais para o Gerenciador de negócios?
O Gerenciador de Negócios é um lugar para organizar contas de anúncios, páginas e funcionários. Se você já administra uma fanpage, ao adiciona-la em seu gerenciador de negócios ela será migrada imediatamente para você usar todas as ferramentas. Se você for uma agência, pode precisar solicitar alguma função ao proprietário da página para que sua empresa possa atribuir essa mesma função aos próprios funcionários. Isso é feito de forma segura e profissional.
5) Empresas diferentes, times diferentes
No Gerenciador de negócios você pode adicionar todos seus funcionários ou pessoas que trabalham com você. Feito isso, o mesmo funcionário, por exemplo, pode ter funções distintas em diferentes clientes. Ao mesmo tempo que ele pode ser editor de uma página, em outra ele pode ser um anunciante.
6) Alterne entre seus clientes/fanpages com 1 clique
Em um clique, você escolhe administrar outra fanpage. Ou seja, pode comparar relatórios dos resultados das últimas campanhas entre duas fanpages diferentes trabalhando melhor e mais rápido.
E você? Como tem usado o Facebook para gerenciar todos seus negócios? Conte pra gente nos comentários para trocarmos experiências.