Quantos dos leitores aqui estão familiarizados com o conceito do Endomarketing? O endomarketing, basicamente, é uma das modalidades do marketing tradicional que busca elevar o nível de satisfação e consequentemente aumentar o comprometimento do funcionário dentro da empresa. É o marketing que vem de dentro. Começa internamente trazendo o funcionário para o seu lado, faz com que ele vista a camisa da empresa, valorize seu trabalho e se sinta valorizado pela instituição.
O que tem a ganhar uma empresa que venha a implantar as estratégias do endomarketing na sua gestão? Inúmeros benefícios.
Funcionários motivados. O trabalhador se sente valorizado, apreciado e agradecido a ponto de dar mais de si, pensando na empresa que tão bem cuida dos seus interesses no ambiente de trabalho. Não se sente um mero objeto para obtenção de lucro da corporação. Este é o primeiro benefício que desencadeará muitos outros.
Clientes mais satisfeitos. Com funcionários satisfeitos e valorizados você notará que o índice de satisfação dos seus clientes aumentará significativamente. Isso porque trabalhadores satisfeitos atendem de forma melhor que os insatisfeitos, se dedicam mais, são mais solícitos e muito mais agradáveis com a clientela que chega até sua empresa. Sabendo que o custo de conquistar um novo cliente é no mínimo 10 vezes maior do que manter um já existente, nos leva à nossa próxima vantagem adquirida com o endomarketing.
Diminuição de gastos. Colaboradores motivados e satisfeitos estarão abertos e dispostos a aderir estratégias que refletem em econômia para sua empresa. Funcionários conscientes colaborarão com estratégias para uso consciente de recursos. Quer um exemplo? Monitores ligados sem ninguém por perto? Centenas de copos plásticos no lixo? Ar condicionado ligado sem necessidade? Não mais. O que você precisa fazer? Apenas se comunicar com seus colaboradores de forma sincera, clara e efetiva. O aumento do engajamento será significativo.
Estas são algumas vantagens que o endomarketing trará para sua empresa se aplicado de forma correta. Mas não se esqueça, apesar do investimento financeiro não ser alto, o fator comprometimento tem que ser. A disposição e boa vontade serão decisivos no sucesso do programa. Para ter sucesso no endomarketing são requisitos básicos: Habilidade, experiência, conhecimento e força de vontade, das duas partes.