Estratégias de venda para Instagram

Estratégias de venda para Instagram

A sua empresa utiliza estratégias de venda para Instagram?

Em 2020, quando completou 10 anos de existência, a rede social registrou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil, o Instagram está entre as cinco redes sociais mais utilizadas pelos usuários. Logo, esse é um campo fértil para as empresas.

Além de fortalecer a presença digital das marcas, o Instagram permite criar um espaço de diálogo com os usuários da rede social, facilitando a venda e também a fidelização dos clientes.

Se você busca criar ou melhorar as estratégias de venda para Instagram da sua marca, você chegou ao blog certo! Mas já adiantamos que o primeiro passo, e talvez o mais importante, é ter um perfil ativo no Instagram.

Continue a leitura e confira mais dicas.

Como criar conteúdo para Instagram?

Antes de mais nada, vale ressaltar que “feito é melhor do que perfeito”!

Ter um perfil ativo no Instagram não significa ter um feed organizado e com fotografias profissionais. Aliás, não existe regra ou fórmula de sucesso que funcione para todas as marcas.

O mais importante é explorar todas as ferramentas que a plataforma oferece para se conectar com o seu público de maneiras diferentes. Para isso, teste qual tipo de conteúdo funciona melhor no stories, feed ou reels.

Mas, afinal, qual tipo de conteúdo a sua empresa pode compartilhar? Confira algumas ideias:

1- Compartilhe como funciona a produção de seus produtos ou serviço. Ou seja, mostre a rotina da sua empresa e de seus colaboradores. Assim, o público ficará por dentro de todos os detalhes daquilo que está consumindo.

2- Mostre novidades e desperte a curiosidade dos seus clientes.

3- Aproveite as ferramentas do stories, como enquete e caixa de perguntas, para colher feedbacks, sugestões e ideias de novos produtos ou serviços. Assim, você consegue engajar com o público e torná-los cocriadores de sua marca. Além disso, essas ferramentas também podem ajudar a fazer pesquisa de mercado.  Já pensou nisso?

4- lembre-se das dicas de como utilizar os produtos ou serviços e mostre como eles podem facilitar a vida das pessoas. Mas vá além disso, pense em dicas que o seu público gostaria de ver e que têm relação com o seu mercado de atuação.

5- Por fim, faça posts que reflitam os valores e propósito da sua marca.

5 estratégias de venda para Instagram

Após conferir dicas de conteúdo, finalmente, chegou a hora de pensar nas estratégias de venda para Instagram.

1- Biografia

Desperte a curiosidade dos usuários com uma descrição objetiva e criativa da sua empresa. Na biografia, você pode utilizar hashtags, emojis e incluir um link, que pode ser o site da sua empresa, WhatsApp, blog etc. Mas é possível utilizar uma ferramenta para adicionar vários links.

2- Destaques

Como o próprio nome indica, os destaques são uma das primeiras coisas que os usuários visualizam ao entrar em um perfil no Instagram. Por isso, inclua nos destaques informações importantes como: horário de funcionamento, cardápio, catálogo, novidades entre outras.

3- Hashtags

As hashtags podem levar o seu conteúdo a milhares de pessoas. Mas pesquise o que está vinculado a hashtag antes de utilizá-la, afinal, é reputação da sua empresa que está em jogo.

Dica: crie hashtags exclusivas e estimule os clientes a compartilhar suas experiências com a sua marca por meio delas. Aliás, esse é o assunto do próximo tópico!

4- Prova social

Cliente que compartilha, espontaneamente, feedback positivo sobre a sua marca merece destaque! Reposte as publicações de seus clientes e fortaleça a sua marca. Com certeza, eles vão amar se ver no seu perfil, além de ajudar na divulgação da sua empresa.

5- Anúncios

Não é novidade que a plataforma, assim como o Facebook, limita o alcance orgânico das publicações. Assim, os anúncios são uma boa estratégia para alcançar mais usuários, inclusive aqueles que não seguem o seu perfil, e aumentar a visibilidade da sua marca.

Quer saber mais sobre anúncios? Confira os episódios do Cubo Verde, o podcast da Verticis.

No nosso Instagram você também confere mais dicas sobre Marketing Digital e Desenvolvimento Web.

Em busca de uma agência especializada em Marketing Digital? Fale com um especialista da Verticis!

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp