Você já parou para pensar por que as redes sociais fazem tanto sucesso? O motivo é simples: são elas o meio de comunicação que mais se aproxima da nossa natureza. Nós gostamos de estar em contato com nossos amigos e familiares, conhecer novas pessoas e falar sobre nossos interesses.
Por atender tantos anseios, as redes sociais foram de uma novidade a uma nova maneira de se relacionar com o mundo em nossa volta com uma rapidez impressionante – e continuam crescendo.
Pessoas são sociáveis. Elas anseiam pela interação, pela atenção e pela proximidade. E, neste cenário, em que todas essas necessidades têm sido atendidas pela tecnologia, as empresas que souberem explorar esta dinâmica, certamente encontrarão inúmeras oportunidades.
E o segredo para o sucesso se resume em uma palavra: humanizar. A empresa como instituição fria, distante e inacessível não pode mais existir. Hoje, é preciso conversar, ouvir, entender, interagir, engajar. É preciso ser mais humana e menos institucional. Quer saber como?
Aproxime sua marca dos clientes: 5 dicas infalíveis para deixar seu negócio popular
1. Entenda seu público
Mais do que conhecê-los, é preciso entendê-los. Além de saber de cor as informações básicas sobre seu público-alvo – idade, poder aquisitivo, interesses, hábitos de consumo, entre outros – é preciso conviver com ele, compreender seus problemas, anseios e sentimentos. E só é possível chegar a este nível de informação estudando atentamente e constantemente o cotidiano das pessoas.
Com as redes sociais, esta tarefa está cada vez mais fácil. Converse com seu público-alvo no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, monitore seus comentários na web, participe de grupos nas redes sociais e esteja sempre atento aos problemas e ambições que as pessoas expressam online.
A partir do momento que a sua empresa entender o seu consumidor, será possível criar um planejamento e ações mais eficazes. Ela encontrará, também, uma fonte inesgotável de inspirações para melhorias e novos negócios.
2. Aproveite as ferramentas para aproximar marca com cliente
A tecnologia trouxe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para estudar seu público-alvo e para se relacionar com ele. A interação nas redes sociais, por exemplo, além de fortalecer os laços entre empresa e clientes, proporciona insights preciosos sobre como seus consumidores se comportam, o que desejam e o que não desejam. Por serem um meio mais informal do que os tradicionais, ela tem outra grande vantagem: a proximidade. Falar com seu cliente de maneira mais pessoal, acessível e rápida – mas é preciso saber utilizá-las.
Também é possível realizar pesquisas através dos formulários do Google, pesquisar termos em alta no Google Trends, utilizar o e-mail marketing para realizar enquetes ou até mesmo ficar atento aos comentários em seu blog. Seus clientes estão interagindo o tempo todo na internet – aprenda a ouvi-los.
3. Bom humor
Não estamos falando de piadas, memes e vídeos engraçados. Para se aproximar do seu público, é preciso tratá-lo bem, com leveza e também alegria – mesmo quando estão reclamando. Além de criar uma ótima imagem para seu negócio, ele pode ajudar a resolver os problemas com mais facilidade e menos stress para ambas as partes. O bom humor, na medida certa para a sua empresa, só tem a acrescentar ao seu relacionamento com o público.
4. Seja acessível
Redes sociais, e-mail marketing, contato através do site e até meios mais tradicionais como o próprio telefone. Disponibilize ferramentas para que seu cliente se aproxime espontaneamente de você. Quando tiver uma dúvida, reclamação ou elogio, ele deve saber como comunicar a sua empresa e deve também ter uma resposta rápida – assim, ele sente que está sendo ouvido, que recebeu atenção e pode confiar em você.
Apenas não cometa o erro de criar estas ferramentas e abandoná-las: se você criar uma página no Facebook, responda comentários e mensagens, se disponibilizar um SAC no site, não deixe os clientes falando sozinhos.
5. Seja presente para aproximar marca com cliente
Este é um dos motivos pelos quais é importante criar conteúdo de qualidade, relevante e constante para sites, redes sociais e também offline. É importante estar presente no dia a dia dos clientes, conversando com eles e fortalecendo a lembrança da sua marca em sua memória. Poste conteúdo nas redes sociais pelo menos algumas vezes por semana e sempre que tiver notícias importantes, organize um e-mail marketing na frequência adequada para informar os clientes sobre novidades de sua empresa; cultive o relacionamento.
E você, o que pode fazer para aproximar a sua marca de seus clientes? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!