O Twitter é muito utilizado no Brasil e muitas empresas optam por possuir um perfil neste microblog. Mas será que você sabe aproveitar bem os recursos que o Twitter oferece? Essa é uma opção que trará visibilidade e oportunidades para você e para o seu negócio. Confira dicas de como tornar-se um perfil influente no Twitter:
Mapeie as conversas do X/Twitter
Pesquisas recentes feitas pelo Pew Research Group and the Social Media Research Foundation mapearam milhares de conversas, hashtags, retweets, seguidores, menções e palavras específicas no Twitter. Como resultado, foi encontrada uma taxonomia de seis tipos principais de conversa, variando os níveis de interação e temas. O estudo também revelou a existência de influenciadores, dando dicas importantes sobre como estes sujeitos se tornam um.
Basicamente, cada grupo possui uma estrutura em que usuários ocupam locais estratégicos nela. Há, inclusive, dois tipos principais de influenciadores: os pioneiros e os pontes, que podemos chamar de alfa e beta, apenas para categorizá-los neste texto.
Este é o ponto crucial para que você ou sua empresa se tornem influenciadores e abram as portas para novas oportunidades de negócio. Se você entender como funcionam estes influenciadores no Twitter, você poderá se tornar um. Sendo um, certamente você será terá muitas visualizações e muita procura em sua área de negócio e/ou atuação.
Torne-se um influenciador alfa
Estes são os usuários do Twitter mais visados, comentados e mencionados. Seus assuntos viram tendência. Por este motivo, este tipo de influenciador é considerado o mais poderoso.
São estes usuários que criam o conteúdo viral, iniciam movimentos e criam hashtags atuantes. Geralmente o pioneiro é uma organização, uma empresa, um jornal, etc. As novas informações twitadas por eles são retwitadas por seus seguidores. Em muitos casos, propõe ideias e suas informações são vistas como fonte.
Se você quiser se tornar um influenciador alfa, você deverá produzir informação original e relevante. E isso demanda tempo de pesquisa. Também terá que ter seguidores de qualidade que irão retwitá-lo, formando uma rede de retweets e menções.
Aliás, o ideal é você possuir seguidores de um nicho ou mesmo criá-lo. Por exemplo, se você é da área de vendas de instrumentos, o seu nicho deverá ser quem está na área de negócio, desde clientes, músicos e professores de música até produtores musicais, entusiastas, etc. Se seus instrumentos são eruditos, seu nicho será em torno de todos os envolvidos com este público-alvo. Você deverá se tornar familiarizado com o mundo da música erudita criando conteúdo original e hashtags relacionadas a ela.
Porém, o influenciador alfa nada seria sem o influenciador beta, que irão replicar seus tweets e influenciar os seguidores deles.
Torne-se um influenciador Ponte
Os influenciadores beta são responsáveis por espalhar e viralizar o que é produzido pelos alfas. Esta viralização é realizada por compartilhamento. O usuário beta é muito importante para criar esta teia de conversas no Twitter.
São eles que passam informação de um grupo para outro. Não são produtores de informação, e sim, divulgadores que selecionam o conteúdo relevante.
Para criar um influenciador beta deve-se ter boa argumentação e posicionamento sólido sobre os assuntos. Deve-se aprender a selecionar a informação do influenciador alfa para os nichos-alvos. Também é necessário que haja uma estrutura de conversa com seus seguidores. Também é importante identificar o comportamento de seus seguidores para melhor interagir com eles.
Ter seguidores de qualidade é tão, se não mais importante, que a quantidade de seguidores. Caso você esteja iniciando a sua conta no Twitter e queira se tornar um influenciador alfa, uma ação importante é seguir estes influenciadores beta e as pessoas mais importantes da rede deles. Conquiste bons seguidores.
É possível perceber que para obter sucesso no Twitter, é necessário a adoção de muitas estratégias. Você se identificou com algum grupo? Pretende ser um influenciador alfa ou beta? Comente!