Por muitas vezes pensamos que basta fazer um vídeo e pronto, o problema acabou. Este é o maior erro cometido pelas empresas, afinal, as pessoas buscam algo que mude a vida delas ou pelo menos as ajude a resolver um problema. É preciso dinamizar e compreender que a elaboração de conteúdo em vídeo passa por três perguntas básicas:
a) O que vou oferecer em conteúdo?
b) Por que vale a pena assistir meu canal?
c) Como o meu conteúdo pode mudar algo na vida das pessoas?
Criar conteúdo de qualidade é bom, mas ele tem que ser útil.
Tomo como exemplo o canal Nostalgia, cujo não é uma empresa convencional, mas serve como parâmetro.
Felipe Castanhari, criador do canal, começou sua jornada com um conteúdo interessante sobre jogos antigos, filmes e fez diferente de todos outros youtuber. Ele segmentou seu público dentro do que era oferecido no canal, com o tempo as coisas foram melhorando e muitas vezes eu passo mais de uma hora vendo os vídeos. O que faz do Canal Nostalgia um diferencial? Simples. Conteúdo de qualidade, pesquisa e dedicação, ou seja, o cara tem autonomia e conhecimento para falar do assunto abordado no vídeo.
Você tem de 5 a 8 segundos para mostrar o quanto seu canal é legal, este é o tempo aproximado que as pessoas usam para escolher se querem ou não continuar vendo aquele conteúdo.
Se você possui um negócio, é bem provável que o conheça melhor que ninguém, e porque então não compartilhar um conteúdo único, algo que as pessoas precisam, mas não encontram. Se o conteúdo for bom, os resultados virão.
Tem que postar todos os dias no YouTube?
Parece uma dica boba, mas a periodicidade das postagens de vídeo no seu canal é fundamental para fidelizar um público. Se você combinou com seus leitores de postar toda quarta-feira, então é obrigação postar toda quarta. Está combinado de ser aos domingos?
Pode ter certeza que seu público estará ansioso para que chegue domingo. Pense que ao prometer é um compromisso que a internet não perdoa em muitas vezes. Seja pontual, isso faz toda diferença.
Converse com seu público.
Você não é uma máquina e muito menos seus clientes.
Por isso, é parte essencial a humanização e reciprocidade. Mostre seu rosto, fale com todos no canal e nunca se esqueça de responder aos comentários.
É importante que tudo seja natural, tente ser você mesmo e não force a barra, quanto mais natural melhor. Os canais do Youtube que você mais gosta provavelmente são aqueles em que o apresentador parece bater um papo exclusivo com você. Envolva as pessoas e fique “amigo” de cada um que dedica tempo para ver o que você produz.
04. Não é sobre o que você vende
Você vende carros e quer criar um canal de sucesso? Então não fale sobre a venda dos seus carros, fale apenas sobre carros.
As pessoas não querem ver propaganda, um polishop do YouTube. Se uma mulher quiser comprar um carro, ela provavelmente vai se interessar em saber qual motor é melhor, que modelo tem mais conforto, mas dificilmente ela vai passar cinco minutos vendo um vídeo de vendas.
Veja a oportunidade, neste caso, imagine que você pode ser o canal pelo qual ela terá todas as respostas antes de comprar o carro. neste caso tenha certeza que a atenção dela já é sua, basta ao final do vídeo colocar um link, discreto e sem tirar o brilho do conteúdo do vídeo para o seu site de vendas.
Resumindo: faça um canal com muito conteúdo interessante e não de vendas. Encante as pessoas. Finalmente coloque um link para o seu site de vendas ao final do vídeo.
Roube como um artista.
Estar ligado nas tendências e novas tecnologias faz muita diferença. Fique sempre antenado para as palavras mais buscadas e os assuntos mais vistos em vídeos. Use do que as pessoas estão falando para encaixar no seu conteúdo.
Existem algumas ferramentas e sites que ajudam a ter ideia dos assuntos do momento, uma delas é o Google Trends, vai lá e dá uma pesquisada.
Faça SEO no YouTube.
Para criar o seu canal algumas dicas técnicas são essenciais, veja só:
a) Tenha um avatar amigável e que faça conexão com o seu canal, de preferência com o seu rosto, isto fortalece a ligação como usuário;
b) O design é fundamental, crie uma capa para o seu canal e tenha uma identidade visual paras as imagem e para os seus vídeos;
c) Faça o SEO ser um diferencial. Para melhorar seu posicionamento nas buscas dentro do Youtube, configure o seu título, a descrição de cada vídeo e as tags, isso vai ajudar a posicionar melhor seus vídeos e aumentar o tráfego.
As tags mencionadas servem para linkar vídeos que possuem um conteúdo parecido com o seu levando até ao seu canal, por exemplo, uma pessoa acabou de assistir um vídeo sobre carros.
Nesse caso, há a possibilidade que o próximo vídeo a ser executado seja o seu ou pode acontecer que o Youtube sugira seu vídeo como interesse do usuário.
d) Sempre inclua o link do seu site na descrição de todos os seus vídeos, na sessão “sobre” do canal.
Nunca pare de aprender
A última dica é simples, mas talvez a principal. Continue estudando e aprendendo com pessoas que estão há mais tempo no ramo e fazem sucesso com vídeos. Comece a buscar por canais do YouTube que tenham o mesmo conteúdo que o seu e observe o que eles fazem de bom.
Analise também os erros cometidos por estes canis e use a seu favor. Observe os temas que mais deram certo, os que mais renderam visualizações e interações com os usuários, tente perceber e sentir o que pode ou não te ajudar a fazer sucesso.
Todos começam do zero, não será você a ter dez milhões de seguidores do dia para a noite, mas nunca desista e sempre tente inovar, compre equipamentos melhores com o decorrer do tempo e mostre que se importa com os inscritos do canal.
Espero ter ajudado.
Abraço.