Na hora de pensar na divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa muitas pessoas ficam em dúvida se a melhor estratégia para atingir o seu o público é criar conteúdo, ou focar nas vendas.
Contudo, devemos utilizar as duas estratégias, mas para saber qual será a mais efetiva é preciso pensar em algumas coisas.
O primeiro de tudo é saber quais são as necessidades a curto e longo prazo da empresa e qual o perfil do público-alvo. Sendo assim, a partir disso será possível identificar quais as melhores soluções.
Afinal, uma coisa é fato: o marketing de conteúdo deve estar presente na comunicação de qualquer empresa.
Desse modo, não importa o segmento do negócio, se você não gerar conteúdo sua empresa gastará cada vez mais para vender cada vez menos. Afinal, conteúdo atrai pessoas, gera tráfego, dá autoridade, fideliza clientes e pode gerar mais vendas. Além de diminuir os custos por conversão, já que ele irá acompanhar o lead desde a atração até a venda.
Assim sendo, a produção de conteúdo é uma forma de alavancar as vendas sem empurrar publicidades e anúncios para os leads.
Seu público não está interessado em anúncios chatos e interruptivos, eles querem informação digerível.
Essas informações podem ser feitas em forma de artigos, vídeos, memes, podcasts, infográficos entre outros. Portanto, a criatividade e originalidade são fundamentais na hora de produzir conteúdo para vendas. Afinal, a concorrência por conteúdos na internet só cresce.
Confira agora dias para melhorar equilibrar suas necessidades.
Venda sem parecer que está vendendo.
Uma das maiores barreiras que encontramos na internet é a resistência a venda.
As pessoas já se acostumaram a consumir conteúdos gratuitos, logo não veem vantagem em pagar para acessar um conteúdo.
O segredo, é fazer conteúdos de qualidade relacionados ao seu produto ou serviço e fazer inserções discretas e persuasivas que direcionem para a venda. Assim, as pessoas não só irão confiar em você, como vão ter a vontade de comprar algo seu.
O modelo ARV é a metodologia mais eficaz para vender através de conteúdo. Ela possui 3 passos que é:
- A = Atrair
- R = Relacionar
- V = Vender
Assim, você atrai um visitante através do seu conteúdo. Ele passa a te conhecer e você se relaciona com ele criando uma conexão. Você vende para ele depois que a confiança está estabelecida.
Porém, você deve estar se perguntando: se essa metodologia é tão simples por que tantas empresas não conseguem vender?
O que ocorre é que muitas empresas ignoram o R (Relacionar) da equação. Não tentam estabelecer um relacionamento com e lead e já querem vender logo de cara.
Simplesmente querem atrair clientes através de anúncios e venderem a todo custo, em vez de investir em conteúdos para deixar esses leads aquecidos até o momento da compra.
Conteúdo que gera vendas
Se você quer gerar conteúdos que se vendem sozinhos eles precisam ser muito melhores que os da concorrência para chamar a atenção.
Dedique um tempo para analisar o que já foi produzido sobre o assunto. É preciso ser um fator de diferenciação em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
Para garantir seus resultados, procure o que já foi feito e descubra o que você pode fazer melhor ou diferente.
Mas que tipos de conteúdos eu posso fazer para vender mais?
Confira abaixo:
Não esqueça dos Hiperlinks
Crie conteúdos que levem os seus leads para outros conteúdos da sua página, dessa forma você aumenta os pontos de contato com a sua marca, cria confiança e aumenta as chances de venda.
Conteúdo pago
Você pode criar uma área para membros e criar conteúdos exclusivos para assinantes. Use os conteúdos gratuitos para divulgar esses conteúdos pagos.
Aumente sua base de leads
Conteúdos como e-books, infográficos e webnários, são ótimos para aumentar sua lista de e-mails você oferece um conteúdo e pede algo em troca, no caso, o e-mail da pessoa.
Promoção Relâmpago
Você não precisa necessariamente publicar um artigo sobre a promoção, mas enviar a oferta por email para os leads que já estão mais avançados no funil e tem mais chances de comprar.
Se você seguir esses passos, irá criar cada vez mais conteúdos que se vendem praticamente sozinhos.
Leia também: Ideias de conteúdo para qualquer segmento de negócio