Criar conteúdo ou focar nas vendas? Como ter os 2 sem perder a cabeça

Publicado segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Na hora de pensar na divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa muitas pessoas ficam em dúvida se a melhor estratégia para atingir o seu o público é criar conteúdo, ou focar nas vendas.

Contudo, devemos utilizar as duas estratégias, mas para saber qual será a mais efetiva é preciso pensar em algumas coisas.

O primeiro de tudo é saber quais são as necessidades a curto e longo prazo da empresa e qual o perfil do público-alvo. Sendo assim, a partir disso será possível identificar quais as melhores soluções. 

Afinal, uma coisa é fato: o marketing de conteúdo deve estar presente na comunicação de qualquer empresa.

Desse modo, não importa o segmento do negócio, se você não gerar conteúdo sua empresa gastará cada vez mais para vender cada vez menos. Afinal, conteúdo atrai pessoas, gera tráfego, dá autoridade, fideliza clientes e pode gerar mais vendas. Além de diminuir os custos por conversão, já que ele irá acompanhar o lead desde a atração até a venda.

Assim sendo, a produção de conteúdo é uma forma de alavancar as vendas sem empurrar publicidades e anúncios para os leads.

Seu público não está interessado em anúncios chatos e interruptivos, eles querem informação digerível.

Essas informações podem ser feitas em forma de artigos, vídeos, memes, podcasts, infográficos entre outros. Portanto, a criatividade e originalidade são fundamentais na hora de produzir conteúdo para vendas. Afinal, a concorrência por conteúdos na internet só cresce.

Confira agora dias para melhorar equilibrar suas necessidades.

Venda sem parecer que está vendendo.

Uma das maiores barreiras que encontramos na internet é a resistência a venda.

As pessoas já se acostumaram a consumir conteúdos gratuitos, logo não veem vantagem em pagar para acessar um conteúdo.

O segredo, é fazer conteúdos de qualidade relacionados ao seu produto ou serviço e fazer inserções discretas e persuasivas que direcionem para a venda. Assim, as pessoas não só irão confiar em você, como vão ter a vontade de comprar algo seu.

O modelo ARV é a metodologia mais eficaz para vender através de conteúdo. Ela possui 3 passos que é:

  • A = Atrair
  • R = Relacionar
  • V = Vender

Assim, você atrai um visitante através do seu conteúdo. Ele passa a te conhecer e você se relaciona com ele criando uma conexão. Você vende para ele depois que a confiança está estabelecida.

Porém, você deve estar se perguntando: se essa metodologia é tão simples por que tantas empresas não conseguem vender?

O que ocorre é que muitas empresas ignoram o R (Relacionar) da equação. Não tentam estabelecer um relacionamento com e lead e já querem vender logo de cara.

Simplesmente querem atrair clientes através de anúncios e venderem a todo custo, em vez de investir em conteúdos para deixar esses leads aquecidos até o momento da compra.

conteúdo que vende
Uma boa estrutura de marketing de conteúdo pode te ajudar a ganhar mais!

Conteúdo que gera vendas

Se você quer gerar conteúdos que se vendem sozinhos eles precisam ser muito melhores que os da concorrência para chamar a atenção.

Dedique um tempo para analisar o que já foi produzido sobre o assunto. É preciso ser um fator de diferenciação em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Para garantir seus resultados, procure o que já foi feito e descubra o que você pode fazer melhor ou diferente.

Mas que tipos de conteúdos eu posso fazer para vender mais?

Confira abaixo: 

Não esqueça dos Hiperlinks

Crie conteúdos que levem os seus leads para outros conteúdos da sua página, dessa forma você aumenta os pontos de contato com a sua marca, cria confiança e aumenta as chances de venda.

Conteúdo pago 

Você pode criar uma área para membros e criar conteúdos exclusivos para assinantes. Use os conteúdos gratuitos para divulgar esses conteúdos pagos.

Aumente sua base de leads 

Conteúdos como e-books, infográficos e webnários, são ótimos para aumentar sua lista de e-mails você oferece um conteúdo e pede algo em troca, no caso, o e-mail da pessoa. 

Promoção Relâmpago 

Você não precisa necessariamente publicar um artigo sobre a promoção, mas enviar a oferta por email para os leads que já estão mais avançados no funil e tem mais chances de comprar.

Se você seguir esses passos, irá criar cada vez mais conteúdos que se vendem praticamente sozinhos.

Leia também: Ideias de conteúdo para qualquer segmento de negócio

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp