Criar conteúdo ou focar nas vendas? Como ter os 2 sem perder a cabeça

criar conteúdo

Na hora de pensar na divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa muitas pessoas ficam em dúvida se a melhor estratégia para atingir o seu o público é criar conteúdo, ou focar nas vendas. O fato, é que devemos utilizar as duas estratégias, mas para saber qual será a mais efetiva é preciso pensar em algumas coisas. O primeiro de tudo é saber quais são as necessidades a curto e longo prazo da empresa e qual o perfil do público-alvo, a partir disso será possível identificar quais as melhores soluções. 

Uma coisa é fato, o marketing de conteúdo deve estar presente na comunicação de qualquer empresa. Não importa o segmento do negócio, se você não gerar conteúdo sua empresa vai gastar cada vez mais para vender cada vez menos. Isto porque o conteúdo atrai pessoas, gera tráfego, dá autoridade, fideliza clientes e gera mais vendas, além de diminuir os custos por conversão, já que ele irá acompanhar o lead desde a atração até a venda.

A produção de conteúdo é uma forma de alavancar as vendas sem empurrar publicidades e anúncios para os leads. Seu público não está interessado em anúncios chatos e interruptivos, eles querem informação digerível. Essas informações podem ser feitas em forma de artigos, vídeos, memes, podcasts, infográficos entre outros. A criatividade e originalidade são fundamentais na hora de produzir conteúdo para vendas, já que a concorrência por conteúdos na internet só cresce.

Venda sem parecer que está vendendo

Uma das maiores barreiras que encontramos na internet é a resistência a venda. As pessoas já se acostumaram a consumir conteúdos gratuitos, logo não veem vantagem em pagar para acessar um conteúdo. O segredo, é fazer conteúdos de qualidade relacionados ao seu produto ou serviço e fazer inserções discretas e persuasivas que direcionem para a venda. Assim, as pessoas não só irão confiar em você, como vão ter a vontade de comprar algo seu.

O modelo ARV é a metodologia mais eficaz para vender através de conteúdo. Ela possui 3 passos que é:

  • A = Atrair
  • R = Relacionar
  • V = Vender

Você atrai um visitante através do seu conteúdo. Ele passa a te conhecer e você se relaciona com ele criando uma conexão. Você vende para ele depois que a confiança está estabelecida. Você deve estar se perguntando: se essa metodologia é tão simples por que tantas empresas não conseguem vender. Porque muitas empresas ignoram o R (Relacionar) da equação. Não tentam estabelecer um relacionamento com e lead e já querem vender logo de cara. Simplesmente querem atrair clientes através de anúncios e venderem a todo custo, em vez de investir em conteúdos para deixar esses leads aquecidos até o momento da compra.

Conteúdo que gera vendas

Se você quer gerar conteúdos que se vendem sozinhos eles precisam ser muito melhores que os da concorrência para chamar a atenção. Dedique um tempo para analisar o que já foi produzido sobre o assunto. É preciso ser um fator de diferenciação em meio a um mercado cada vez mais competitivo. Para garantir seus resultados, procure o que já foi feito e descubra o que você pode fazer melhor ou diferente.

Mas que tipos de conteúdos eu posso fazer para vender mais? 

1 – Não esqueça dos hiperlinks – crie conteúdos que levem os seus leads para outros conteúdos da sua página, dessa forma você aumenta os pontos de contato com a sua marca, cria confiança e aumenta as chances de venda.

2 – Conteúdo pago – você pode criar uma área para membros e criar conteúdos exclusivos para assinantes. Use os conteúdos gratuitos para divulgar esses conteúdos pagos.

3 – Aumente sua base de leads  – Conteúdos como e-books, infográficos e webnários, são ótimos para aumentar sua lista de e-mails você oferece um conteúdo e pede algo em troca, no caso, o e-mail da pessoa. 

4 – Promoção relâmpago  – você não precisa necessariamente publicar um artigo sobre a promoção, mas enviar a oferta por email para os leads que já estão mais avançados no funil e tem mais chances de comprar.

Se você seguir esses passos, irá criar cada vez mais conteúdos que se vendem praticamente sozinhos.

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