Criar site próprio ou contratar uma plataforma?

Publicado quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Na hora de começar um site, há várias perguntas a serem feitas. Uma das mais importantes é sobre o local e a maneira onde será feita. Para isso, temos 2 caminhos disponíveis:  construir o seu próprio sistema ou utilizar uma plataforma já existente. Os dois métodos tem suas particularidades e dificuldades. Afinal, criar site próprio ou contratar uma plataforma?

A decisão tem que ser bem feita e deve considerar vários pontos que vamos levantar no decorrer to texto.

Como Criar Um Site Do Zero?

Já falamos sobre a importância de criar um site para o seu negócio, sendo ele uma loja ou não. E claro, é imprescindível para o desenvolvimento da presença online a criação de um website.

Criar Site Próprio

Primeiramente é preciso entender as possibilidades. Assim sendo, temos diversas formas que podem funcionar em diversos formatos. Porém, claro, tudo vai depender do tipo de projeto, tamanho da empresa e complexidade do que vai ser construído.

É comum vermos empresas grandes optando por contratar um time de desenvolvimento, ou até mesmo uma agência. Isso se deve ao maior controle dado por esse processo. Imagine, se seu projeto tem um potencial de se tornar uma grande empresa, ou terá um grande número de acessos mensais. Talvez, seja interessante pensar em contratar uma equipe própria e dedicada ao seu site.

Nesse caso, o time ou agência, vai construir de maneira totalmente personalizada, pensando 100% no seu plano de negócios e processos internos. Ou seja: você molda o site a partir das suas necessidades e interesses.

Todavia, um ponto negativo desse modo, é o alto custo e a complexidade do trabalho, que pode demorar até 1 ano para ser totalmente finalizado.

Contratar Plataforma Pronta

Quando falamos de escolher uma plataforma que já existe para abrigar o seu site, isso implica em entregar para uma empresa ou organização, toda a estrutura e necessidades do seu projeto. Será possível customizar quase todo o site, porém você não terá uma equipe dedicada a cuidar de erros e alterações. 

Nesse modo, é preciso se adequar às limitações da plataforma e entender se elas te atendem. Afinal, se você procura ter um Blog, ou um Site Institucional, essa pode ser uma boa saída. Já que o trabalho da plataforma é menos centralizado e customizado, o seu preço também é menor.

Um dos pontos que destacam essa forma de construção, é a rapidez de construção. Como tudo já está “pronto” e basta arrastar e colar e personalizar, o trabalho é muito mais rápido e fluído.

Dica: Estude Seu Modelo de Negócios

A resposta para a pergunta de qual o melhor método de construção vai depender apenas dos seus planos. O seu modelo de negócios deve estar totalmente atendido por cada um dos métodos pretendidos.

Portanto, se você tem tempo e orçamento para investir numa solução própria, é importante validar se há necessidade efetiva para isso. E se você deseja ter total controle do sistema, é interessante pensar na possibilidade de construir uma equipe de desenvolvimento, ou na contratação de uma empresa que o faça.

Contudo, o importante é o seu negócio ser atendido pelo que você decidir.

Para que fique mais claro ainda o ponto que estamos apresentando, te convidamos para ouvir um papo incrível que tivemos com o pessoal do desenvolvimento da Verticis. Nós falamos sobre as diferenças dos modelos, e também pontuamos o que deve ser considerado. Confira:

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp