Identidade visual: a grande chave do seu negócio

Publicado quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ainda costuma ser deixado para segundo plano, especialmente quando se trata de pequenas e médias empresas, a preocupação com a identidade visual.

Junto com a falta de uma marca, vem a despreocupação com a elaboração e concretização de planos de comunicação, o que, na verdade, são a própria imagem da empresa. Mas neste momento vamos explorar a identidade visual, como sua criação pode se enquadrar na tabela de gastos da empresa de pequeno ou médio porte e como ela é responsável por atrair um maior número de clientes.

É importante destacar, porém, que alguns detalhes precisam ser levados em conta quando o assunto é elaborar uma identidade visual.

Cuidados básicos ao criar a identidade visual da sua empresa

identidade-visual2-592x392

Escolha fornecedores de qualidade.

Em primeiro lugar, depois de entender a necessidade da identidade visual para a empresa, vem a preocupação de quem deve ser o responsável por criar essa identidade.

Esse processo pode ser um pouco mais lento do que o esperado pelo dono da empresa, porém, é ele que vai servir de base para todo o trabalho, na parte de divulgação, que virá depois.

A empresa a desenvolver a identidade visual precisa ser de confiança, para isso, peça referências. Se não tiver alguém de confiança para indicar, faça contato com mais de uma empresa e peça para ver os trabalhos já desenvolvidos por ela, assim será possível saber se a sua identidade visual será bem desenvolvida.

Outra dica importante também é manter contato constante durante o processo de criação, pois isso garante que o profissional, ou profissionais, que estão trabalhando na criação tenham o pensamento alinhado com o de sua empresa.

Tipografia/ Fonte

Muitos não entendem como funciona o mundo das fontes, das cores, da tipografia. Por isso é frequente encontrarmos desde logotipos a flyers totalmente confusos, sem nada em comum e, consequentemente, feios e disfuncionais.

A criação de uma identidade visual é importante, como já falado. Não, seu sobrinho que gosta de brincar no Photoshop não pode ficar encarregado de tarefa tão importante. Profissionais da área estudaram e foram treinados para entender como funciona esse maravilhoso mundo, que é criar.

Então, ao escolher o profissional, fique atento à importância que ele dá ao trabalho entre fontes e cores. Questione os porquês. Saiba tudo sobre a identidade que está sendo criada para sua empresa, até mesmo porque depois você pode usar isso como maneira de vender o seu produto.

Fique de olho no orçamento.

Para finalizar, o valor. Essa é sempre uma grande preocupação, especialmente se a empresa for de pequeno ou médio porte. Microempresas têm diversos gastos “mais importantes” que o visual. Mas esse é um grande erro. Como citado, tudo começa pela identidade visual.

É a primeira coisa notada em uma empresa. Se não tem como contratar uma grande empresa de comunicação, ou uma grande agência de publicidade, o que não falta são empresas totalmente sérias, e comprometidas com um bom trabalho, na própria internet.

Faça uma pesquisa, confira seus portfólios, faça contato, explique o que deseja e espere o feedback, para depois tomar a decisão. Por serem empresas de menor porte, elas terão mais tempo de se dedicar ao seu projeto e assim desenvolver um trabalho mais rápido e também satisfatório.

Preparado para criar a identidade visual de sua empresa? Visite nosso site e confira como podemos ajudar você!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp