O visual da marca fala alto

Se você acha que um logo é apenas mais uma futilidade para sua empresa, bem, é melhor começar a rever seus conceitos. Uma marca representa toda instituição para a qual foi criada. Veja o Google por exemplo, em qualquer lugar do planeta a marca Google é reconhecida. A Nike pode usar para sempre apenas aquele risco e mesmo assim as pessoas rapidamente irão associar aquele risco à Nike. Visto a importância do logo, vejamos agora um pouco mais sobre o termo e seu uso.

Antes de mais nada, vejamos o jeito correto de se pronunciar. Vou usar um exemplo para ficar mais claro.

Blog - Imagem post

Para ficar mais claro, vejamos uma análise do que significa cada item que compõe um logo.

TIPOGRAFIA

A tipografia é formada por caracteres, palavras, ou seja, representada pela escrita e o termo vem do grego typos.

SÍMBOLO

O símbolo pode ser um ícone ou ilustração que represente sua empresa, podendo ser um pássaro, um objeto, um sapato ou qualquer elemento que conecte pessoas e fale ao mundo sobre a sua marca de modo eficiente.

LOGOTIPO OU LOGO

O logotipo é a mesclagem entre o símbolo e o tipo. A palavra logo vem do grego logos e significa palavra/ significado. O termo tipo também é do grego, typos, e representa, traduzindo para o português, a palavra figura.

LOGOMARCA

Este é um termo muito utilizado, mas a verdade é que ele não deveria ser sequer mencionado. A verdade é que no Brasil o termo se instaurou como uma daquelas músicas chicletes do carnaval que não saem da cabeça, por isso está no mercado até os dias atuais. A lógica que nos informa o erro da utilização do termo é que logo do grego logos significa “Significado”, e marka do germânico significa “Significado”, trazendo para o português. Ao levarmos estas informações ao pé da letra, logomarca é o mesmo que dizer “significado do significado” e isto não faz sentido algum.

Para deixar este artigo mais completo, veja 10 exemplos de bons logos.

Ainda não tem um logo que realmente faça a diferença para sua empresa? Entre em contato com a Verticis que vamos ajudar você a construir sua marca de modo inteligente, eficaz e único.

Espero ter ajudado e até a próxima.

Abraço.

Escreva um comentário