5 dicas para aproximar a sua marca dos clientes

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Você já parou para pensar por que as redes sociais fazem tanto sucesso? O motivo é simples: são elas o meio de comunicação que mais se aproxima da nossa natureza. Nós gostamos de estar em contato com nossos amigos e familiares, conhecer novas pessoas e falar sobre nossos interesses. Por atender tantos anseios, as redes sociais foram de uma novidade a uma nova maneira de se relacionar com o mundo em nossa volta com uma rapidez impressionante – e continuam crescendo.

Pessoas são sociáveis. Elas anseiam pela interação, pela atenção e pela proximidade. E, neste cenário, em que todas essas necessidades têm sido atendidas pela tecnologia, as empresas que souberem explorar esta dinâmica certamente encontrarão inúmeras oportunidades. E o segredo para o sucesso se resume em uma palavra: humanizar. A empresa como instituição fria, distante e inacessível não pode mais existir. Hoje, é preciso conversar, ouvir, entender, interagir, engajar. É preciso ser mais humana e menos institucional. Quer saber como?

Aproxime sua marca dos clientes: 5 dicas infalíveis para deixar seu negócio popular

1. Entenda seu público

Mais do que conhecê-los, é preciso entendê-los. Além de saber de cor as informações básicas sobre seu público alvo – idade, poder aquisitivo, interesses, hábitos de consumo, entre outros – é preciso conviver com ele, compreender seus problemas, anseios e sentimentos. E só é possível chegar a este nível de informação estudando atentamente e constantemente o cotidiano das pessoas.

Com as redes sociais, esta tarefa está cada vez mais fácil. Converse com seu público alvo no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, monitore seus comentários na web, participe de grupos nas redes sociais e esteja sempre atento aos problemas e ambições que as pessoas expressam online.

A partir do momento que a sua empresa entender o seu consumidor, será possível criar um planejamento e ações mais eficazes. Ela encontrará, também, uma fonte inesgotável de inspirações para melhorias e novos negócios.

2. Aproveite as ferramentas

A tecnologia trouxe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para estudar seu público-alvo e para se relacionar com ele. A interação nas redes sociais, por exemplo, além de fortalecer os laços entre empresa e clientes, proporciona insights preciosos sobre como seus consumidores se comportam, o que desejam e o que não desejam. Por serem um meio mais informal do que os tradicionais, ela tem outra grande vantagem: a proximidade. Falar com seu cliente de maneira mais pessoal, acessível e rápida – mas é preciso saber utilizá-las.

Também é possível realizar pesquisas através dos formulários do Google, pesquisar termos em alta no Google Trends, utilizar o e-mail marketing para realizar enquetes ou até mesmo ficar atento aos comentários em seu blog. Seus clientes estão interagindo o tempo todo na internet – aprenda a ouvi-los.

3. Bom humor

Não estamos falando de piadas, memes e vídeos engraçados. Para se aproximar do seu público, é preciso tratá-lo bem, com leveza e também alegria – mesmo quando estão reclamando. Além de criar uma ótima imagem para seu negócio, ele pode ajudar a resolver os problemas com mais facilidade e menos stress para ambas as partes. O bom humor, na medida certa para a sua empresa, só tem a acrescentar ao seu relacionamento com o público.

4. Seja acessível

Redes sociais, e-mail marketing, contato através do site e até meios mais tradicionais como o próprio telefone. Disponibilize ferramentas para que seu cliente se aproxime espontaneamente de você. Quando tiver uma dúvida, reclamação ou elogio, ele deve saber como comunicar a sua empresa e deve também ter uma resposta rápida – assim, ele sente que está sendo ouvido, que recebeu atenção e pode confiar em você.

Apenas não cometa o erro de criar estas ferramentas e abandoná-las: se você criar uma página no Facebook, responda comentários e mensagens, se disponibilizar um SAC no site, não deixe os clientes falando sozinhos.

5. Seja presente

Este é um dos motivos pelos quais é importante criar conteúdo de qualidade, relevante e constante para sites, redes sociais e também offline. É importante estar presente no dia a dia dos clientes, conversando com eles e fortalecendo a lembrança da sua marca em sua memória. Poste conteúdo nas redes sociais pelo menos algumas vezes por semana e sempre que tiver notícias importantes, organize um e-mail marketing na frequência adequada para informar os clientes sobre novidades de sua empresa; cultive o relacionamento.

E você, o que pode fazer para aproximar a sua marca de seus clientes? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

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