Como diminuir a evasão de alunos nos cursos online

alunos desmotivados

 

O Ensino à Distância é uma das alternativas mais procuradas por estudantes que têm o tempo curto para se deslocar até a faculdade. Entretanto, a evasão de alunos nessa modalidade de curso também é maior. De acordo com o censo EAD, as instituições de ensino que ofereciam cursos 100% EAD observaram uma taxa de evasão de alunos de até 50%.

Combater essa evasão é fundamental para que a instituição prospere e forme mais profissionais na sociedade. Mas você sabe por que essas evasões acontecem? Ou o que pode ser feito para evitá-las? Abaixo, listamos alguns dos fatores que podem aumentar a saída de alunos e o que você pode fazer para combatê-los.

Falta de interação da instituição

A falta de interação da por parte da instituição com os alunos é o primeiro sinal de descrédito. É imprescindível que haja um canal de comunicação, tanto online quanto presencial. Os alunos precisam de um meio de comunicação com a instituição. Isso serve para tirarem as suas dúvidas, fazerem sugestões ou reclamações. Este é um dos passos essenciais para que o aluno se sinta acolhido e crie um laço de confiança com a instituição.

Qualidade precária do curso

Muitas instituições não conseguem oferecer cursos com uma boa qualidade de ensino. Seja pela didática, pela grade curricular, pelo material oferecido ou até pela qualidade da plataforma de ensino online. Isso acaba afetando o desempenho dos alunos o que pode gerar uma grande insatisfação.

Antes de oferecer um curso EaD é importante conhecer o público do curso. Conhecendo o seu público você saberá qual o método de ensino mais adequado para aquele público. Deve-se oferecer suporte virtual para os alunos e uma biblioteca online. Deixando tudo preparado e adequado para cada aluno, ele ficará mais engajado e mais motivado a permanecer no curso.

Dificuldade de adaptação

Estudar online exige adaptação, e para algumas pessoas, essa adaptação pode ser mais demorada. Aprender a se adequar a essa nova realidade é tarefa do aluno mas a instituição deve estar presente para oferecer apoio nas eventuais dificuldades que o aluno possa ter. Saber lidar com as dores dos alunos é uma forma de demonstrar preocupação o que pode diminuir a taxa evasão.

Dificuldades com a plataforma

Muitas pessoas ainda têm dificuldades com o mundo virtual. Uma plataforma de ensino com a usabilidade muito complexa e pouco intuitiva pode afetar negativamente o desempenho dos alunos, mais um motivo que gera evasão.

Para evitar esse tipo de situação, a instituição deve investir em uma plataforma que tenha o design intuitivo e de fácil acesso para o usuário. O site deve ser leve e responsivo, para que seja acessado com facilidade a partir de qualquer aparelho digital: computador, celular e tablet.

Seguindo essas dicas você fica preparado para reduzir a taxa de evasão de alunos os cursos online. Dessa forma, a instituição pode crescer e prosperar.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp