Como usar o Facebook em pequenas empresas

Publicado segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Sim. A utilização do Facebook em pequenas empresas pode ser uma grande jogada! Tudo bem que você não tem um grande time de Marketing com títulos imponentes como “Social Media Analyst” ou “Inbound Marketing Manager”. Isso não quer dizer que não possa usar essa rede social como uma forma de impulsionar seu negócio e aumentar as suas vendas.

Você sabia que mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Facebook todos os dias? Imagina alcançar uma pequena parte desse número? Se você ainda não está se aproveitando dessa ferramenta tão poderosa, está perdendo uma grande oportunidade. Talvez, como dono de uma empresa de pequenas proporções, você possa estar se perguntando como atingir tantas pessoas e transformar isso em números positivos para o seu negócio. É o que vamos te mostrar agora!

Usando o Facebook em pequenas empresas

 

Interagindo em menor escala você pode se conectar com uma audiência menor, mas em um nível pessoal maior. E isso é exatamente o que o Facebook pode proporcionar.

Como começar?

 

Pensar em uma estratégia no Facebook requer atenção em vários aspectos de Marketing, redes sociais e de conteúdo. Só assim será possível usá-lo de forma bem-sucedida e ver um retorno real no investimento realizado.

Veja agora 10 dicas para criar e gerenciar sua página no Facebook:

Maximize o poder da sua marca

 

A primeira coisa que você deve ter certeza é que a sua página está pronta para ser vista. Certifique-se que as suas fotos de perfil e capa, informações sobre a empresa e vídeo de introdução, entre outros aspectos, sejam bons o suficiente para aumentar a credibilidade da sua marca.

Nos espaços dedicados as fotos de capa e perfil mostre a personalidade da sua marca. No “sobre” a empresa, descreva-a de forma clara, precisa e simpática. Não faça rodeios!

Se além da página no Facebook sua empresa tiver um site pergunte-se o que você quer que elas façam quando o acessarem e transmita isso no seu Facebook através de uma chamada que desperte o interesse do usuário.

Os vídeos não são exatamente um elemento essencial para a sua página, mas é um tipo de conteúdo que tem uma possibilidade de alcance muito grande. Não se esqueça que existem muitas pessoas que preferem ver do que ler.

Defina a sua audiência

 

Você não irá atingir seu público se não saber por quem ele é formado. Esse é um passo essencial e vai te ajudar a desenvolver o tom adequado das suas postagens. Fale, aja e pense como a sua audiência. Entre em suas cabeças. Pense, aja e fale sobre temas e assuntos que eles de fato se importam.

Não subestime o engajamento

 

Após as fases interiores é hora de pensar no tipo de postagens que serão realizadas na sua página. As possibilidades são muitas e você deveria tentar quantas forem possíveis e identificar quais têm maior retorno.  Além disso, optando por essa variedade fica mais fácil manter a sua página interessante e versátil e atingir diferentes tipos de usuários. Aqui vão alguns tipos de conteúdo que você pode experimentar: estíticas, fotos, vídeos, perguntas, “bastidores”, tutoriais, demonstração de produtos, etc.

Outra forma incrível de engajar sua audiência é envolvendo-a na criação dos seus produtos e serviços. Promover uma votação para escolha do nome de um produto, por exemplo, pode ser uma ótima ideia.

Analise os dados

 

Depois que já tiver alguns posts publicados você precisa ver como eles estão se saindo. Isso pode ser feito através dos “Insights” disponibilizados na página. Nele é possível ver o alcance e engajamento de cada postagem. Com esses dados em mãos é possível verificar quais tipos de posts funcionam melhor para você. Não se esqueça que engajamento é a palavra-chave para o sucesso da sua página. Se você tem muitos seguidores, mas eles não estão tendo um engajamento satisfatório com o seu conteúdo, talvez seja hora de repensar sua estratégia. Existem também outras ferramentas de análise como o Facebook Analytics.

Tente posts pagos

 

Você não precisa gastar muito do seu orçamento para impulsionar as postagens no seu Facebook. Se perceber que um post em particular está se saindo bem, você pode impulsiona-lo com valores a partir de R$2,00 por dia. Ao fazer isso, é possível segmentar o público-alvo do mesmo a partir de definição de local, interesses, idade e gênero. Tenha certeza de atingir uma audiência interessada no seu negócio.

Programe o seu tempo

 

Uma das coisas que leva ao sucesso de qualquer rede social é a organização e organização de tempo de quem as gerencia. Post espontâneos não são errados e são até bem-vindos em alguns momentos, mas não faça disso o seu plano de Marketing. Crie um calendário editorial para as suas postagens e mantenha-se fiel a ele. Fazendo isso, seus seguidores saberão o que esperar e verão a sua página como profissional e organizada. Tenha em mente que se você se importa sua audiência também começará a se importar. Seja consistente!

Interaja e responda

 

Você tem um negócio a manter longe do mundo virtual e não tem disponibilidade 24h por dia para cuidar da sua página. Isso é perfeitamente compreensível, mas não faça seus posts e corra da página! O Facebook é uma rede social então você precisa ser sociável pelo bem da sua marca. Quando receber comentários em um post, responda-os. Quando chagarem mensagens via imbox, seja rápido para providenciar as respostas.

Mantenha o realismo da sua página

 

A razão pela qual fotos e vídeos são tão populares é porque eles mostram o elemento humano da marca. As pessoas não se relacionam mais com quem se mostra distante e inalcançável. Nessa era digital, elas querem o que se mostra real.

Certifique-se de “humanizar” o seu negócio a medida que desenvolve a sua página. O sucesso no Facebook demanda tempo para coletar uma base de fã que confia e acredita em você. Dê as pessoas a chance de conhece-lo melhor.

Reavalie a sua estratégia

 

Depois de se acostumar com a rotina de postagens, use todas as ferramentas disponíveis para descobrir o que está funcionando e o que não está se saindo bem. Use a resposta do público, os dados de análise, as opiniões de quem produz seu conteúdo e mesmo sua intuição. Você pode até mesmo recorrer a sua audiência para saber suas opiniões. O Marketing do seu Facebook deve estar funcionando para o seu negócio e para o seu público.

Seu conteúdo é consistente? Você tem percebido engajamento por parte do público? O que pode ser melhorado?  Como dono de um negócio de pequeno porte você talvez esteja muito próximo para ter uma visão imparcial das coisas. É por isso que os dados de análise e o feedback do cliente podem ser muito úteis. Talvez você não seja capaz de melhorar se não souber o que realmente está realmente acontecendo.

Prepare-se para crescer

 

Após aplicar tudo isso na sua página chegou a hora de crescer e focar em melhorar. Tenha orgulho de todo o esforço investido até aqui e compartilhe a sua página. Adicione-a ao seu website e cartões de visita. Promova-a em suas outras redes sócias. Compartilhe com amigos, família e colegas. Não tem medo de dar um passo mais à frente. Crie uma identidade de marca para sua página, engaje sua audiência, avalie os dos de análise com seriedade e cresça!

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