Liderar ou chefiar: como guiar sua equipe de maneira eficiente?

Publicado segunda-feira, 16 de abril de 2012

chefia-lideranca

Seja para líderes ou chefes, delegar atividades nunca foi uma tarefa fácil para quem gerencia algum tipo de negócio.

“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.” (Harry Truman).

Na tentativa de extrair o máximo de cada colaborador, chefes e líderes são facilmente detectados, se seus hábitos e atitudes forem colocados em evidência ao se depararem com a tomada de uma importante decisão, por exemplo.

O chefe precisa dominar seu funcionário para mostrar que está no controle, e de certa forma, se torna um dependente, que na maioria das vezes não consegue resolver certos problemas por si só. Além disso, o chefe faz com que as regras sejam cumpridas. Ele manda e faz com tudo aconteça pela ordem.

Já o líder, faz uma combinação de estratégia e caráter para atingir metas e objetivos para extrair o máximo de cada pessoa que trabalha ao seu lado, ouvindo ideias e gerando responsabilidades. Sempre disposto a servir, aprender e sempre em uma posição de humildade para poder agregar cada vez mais à sua equipe.

O fato é que liderança e empreendedorismo andam lado a lado. O líder deve saber convencer de forma clara e companheira aos seus colaboradores, o porquê de que  aquela decisão é a correta e é a melhor opção para a empresa.

A verdade é que muitos chefes não foram preparados para serem gestores de pessoas em uma instituição ou empresa. Para se adaptar e se transformar em líder, não é necessário jogar toda formação de “chefe” por água abaixo, e sim, mudar alguns hábitos para trazer as pessoas que trabalham para você, para trabalhar com você. Acredite, isso faz toda diferença.

O problema não está em eliminar o chefe, e sim, transformá-lo em líder mudando pequenas atitudes, como por exemplo:

1. Não dê ordens. Atue como um facilitador para sua equipe.
2. Evite estabelecer limites e potencialize competências.
3. Não avalie apenas os resultados, negocie ações.
4. Não assegure a disciplina. Estimule a criatividade da equipe.

Chefia e liderança é um assunto extenso e não deve ser levado a risca. Existem bons chefes, assim como também existem líderes ruins.

Portanto, procurar trabalhar em equipe e evitar uma cadeia hierarquia fortemente definida dentro de uma empresa, é um dos caminhos para o sucesso empresarial.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp