As principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing

Publicado sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Marketing de conteúdo, marketing digital, funil do marketing, leads, prospects… Tudo tão novo, ou nem tanto assim, e que confundem muitos que buscam alternativas para aumentar a  visibilidade da marca no universo online.

Resumidamente, podemos fazer uma associação de que o Outbound marketing é aquele velho e conhecido meio que empresas usam para fazer seus anúncios via canais de massa, como, televisão, rádio e outdoors.

Ou seja, é aquela tática de empurrar e forçar produtos e serviços para seus clientes. Quem gosta disso? Não é por acaso que esse tipo de abordagem tem perdido força de um certo tempo para cá.

Hoje, é preciso anunciar onde seu público está, criar um conteúdo que desperte seu público e que você/sua empresa vire referência naquela área. Isso faz com que sua empresa converse com seu público e aumente as chances de conversão em novos clientes de forma menos cara e mais precisa. Essa nova forma é o Inbound marketing.

O Inbound marketing pensa em ganhar o interesse do seu público, ao invés de fazer com que elas simplesmente comprem. Além de mais preciso, o Inbound marketing pode ser até 60% mais barato do que as antigas táticas de anúncio.

Você deve ter reparado como as empresas vem adaptando sua forma de anunciar produtos e serviços, principalmente usando as redes sociais para isso. O Inbound marketing, é saber usar cada canal para maximizar seus resultados. Blogs, webinários, vídeos, ebooks, infográficos e emails são algumas das formas de gerar conteúdo de qualidade e chamar a atenção do seu público.

Mas como isso funcionaria no lado prático da coisa? 

O primeiro passo é planejar.

Para atrair seu público, antes de sair gerando um conteúdo qualquer e bagunçado, é preciso identificar as necessidades. Faça a seguinte pergunta: “como eu vou conquistar a confiança de um cliente que ainda não me conhece para eu vender meu peixe?”.

A resposta é simples. Gerando conteúdo que interesse ao seu cliente. Só assim você alcançará uma boa presença nas ferramentas de busca que, consequentemente, irá aumentar o tráfego do seu site e gerar novos contatos/leads naturalmente.

Foque no alcance do seu conteúdo.

As redes sociais estão aí para isso. A forma com que você espalha seu conteúdo em suas redes e como colhe e mede os resultados de cada postagem, são essenciais para você começar a conversar e escutar seu público.

É natural sentir uma certa dificuldade nessa segunda fase, mas existem agências especializadas em criar planejamentos estratégicos para cada conteúdo criado e depois distribuí-los de uma forma que não perturbe seu target.

Prática e criando ações.

A medida que seu conteúdo for se tornando mais relevante, você sentirá naturalmente que começará haver interação entre potenciais clientes e sua empresa. Ajude-o a resolver problemas com dicas e materiais adicionais ao seu blog e ganhe sua confiança para deixá-lo por perto.

A ideia nessa fase é que seu cliente já te conheça pelo conteúdo de qualidade e presença online e que, através de tudo que foi criado até aqui, o futuro cliente saiba que sua empresa é referência naquela área.

É hora, então, de mostrar pra eles que sua empresa pode resolver todos (ou quase todos) problemas dele. Funciona exatamente como um funil: O futuro cliente encontrou sua empresa há alguns dias ou meses atrás buscando solução para um problema qualquer. 

Consumiu seu conteúdo e agora você tem grandes chances de converter essa pessoa em um cliente.  E isso tudo sem jamais perturbá-lo.

A conclusão disso tudo é que cada vez mais os usuários estão evitando propagandas e estão mais exigentes com produtos e serviços. Obviamente os resultados não virão da noite para o dia e é necessário criar um planejamento estratégico inicial antes de começar a usar as técnicas do Inbound marketing.

E você, como usa o Inbound marketing para fortalecer suas estratégias de vendas?

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp