Como ter visibilidade online?

Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2014

Todo empreendedor em sintonia com o mercado atual sabe que, nos nossos dias, estar presente ao meio virtual é indispensável. Não tirar proveito dos incríveis recursos que a internet oferece é optar deliberadamente pelo fracasso. A internet é uma grande vitrine e é preciso manter-se sempre a vista para que o cliente chegue a você facilmente e goste muito do que vê.

Como garantir a visibilidade da minha empresa na internet?

O passo inicial para se render aos encantos e poderes da internet é, obviamente, criando um website. Ele é o cartão de visitas da sua empresa e deve oferecer aos usuários uma excelente experiência.

A começar pelo design, passando pelos textos e imagens, o projeto do site deve ser feito com muito cuidado, pensando cada detalhe, e priorizando sempre o bom gosto e a acessibilidade.

Mas criar um site lindo, com design moderno e tecnologia de ponta infelizmente não garante que as pessoas tenham interesse e prazer em acessá-lo. O contato virtual entre a marca e o cliente depende de diversos fatores que prendam ou não a atenção dos usuários.

É preciso lembrar que, apesar das maravilhas da internet, a concorrência ali é muito maior e os usuários são impacientes. É possível ignorar qualquer conteúdo irrelevante na velocidade de um clique, e o esforço que a marca deve fazer para fidelizar a atenção do público deve ser superior.

Como fazer minha empresa ganhar visibilidade na internet?

Fazendo alarde. A rede é dinâmica, rápida e gosta de ação. As coisas estão sempre acontecendo e é necessário manter sua marca sempre ativa e antenada às novidades para merecer o entusiasmo do público.

Algumas atitudes são básicas e, se bem executadas, garantem o engajamento da sua marca e o respeito do seu público. Tratamos delas abaixo:

Crie um blog

Compartilhar conteúdo na rede é uma das maneiras mais eficientes de conquistar a estima do cliente. Mas nunca deixe de prezar pela qualidade do conteúdo. É preciso ter certeza de que o que está sendo produzido e compartilhado seja relevante e de qualidade.

Além disso, o blog precisa estar devidamente alinhado ao ramo de atuação da sua companhia. Textos criados à esmo, sem conexão com o que o cliente pretende encontrar ao procurar sua empresa tiram a credibilidade da marca e fazem com que o usuário não sinta vontade alguma de continuar acompanhando.

Invista em SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para buscas, são técnicas que garantem que uma página, ou até um site inteiro, sejam melhor compreendidos e consigam um melhor posicionamento nas ferramentas de pesquisa. Quanto mais seu site aparecer ao usuário, mais ele será acessado.

Redes sociais

Mantenha um perfil ativo, criativo e atualizado da sua marca. As redes sociais são os mais importantes canais de comunicação entre a sua empresa e seus clientes. Promova interação, alimente o contato da marca com o usuário e use a reação do público como termômetro do que tem sido feito.

O feedback que as redes sociais proporcionam é instantâneo e diz muito sobre quais ações devem ser mantidas, por conquistar os usuários, e quais devem ser readequadas.

Brandcare

Tanta exposição acaba sendo maléfica também. Um único comentário ruim pode abalar duramente a credibilidade de uma marca, por exemplo. A vulnerabilidade da rede deve ser tratada como um perigo real e é preciso um cuidado árduo com a imagem da empresa na rede. O ideal é dispor de um time qualificado que se encarregue de tratar a reputação da marca no meio digital. Seja um departamento interno ou uma empresa terceirizada, é vital contar com esforços à manutenção do nome e da presença da marca na rede.

Cuidados simples e constantes garantem a saúde do convívio virtual da sua marca com seu público. Invista neles!

E você, como está garantindo a visibilidade da sua empresa na internet? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp