Em dúvida sobre o que compartilhar em suas redes? Descubra onde encontrar o conteúdo ideal

Você já deve estar ciente de que suas redes sociais não são feitas apenas para interagir com seus clientes. Elas também são canais importantes para que você divulgue as novidades e conteúdos relacionados ao seu trabalho mantendo a sua audiência entretida. Compartilhar diferentes assuntos em seus perfis é também engajar o seu público, mantendo-o fiel, ativo e satisfeito em segui-lo. Você não será só um canal de vendas ou serviços, você será um canal também de informação.

Mas sabemos que nem sempre é fácil encontrar inspiração na hora de compartilhar um conteúdo. Afinal, a internet é bastante vasta, e fazer uma boa curadoria de temas interessantes requer mais do que sorte. É preciso saber onde buscar bons assuntos e ter paciência, do contrário, você passará horas procurando e sendo cercado pelos velhos assuntos de sempre.

Em dúvida sobre o que compartilhar? Apresentamos aqui alguns instrumentos úteis para você ter em mãos toda vez que faltar inspiração:

ImagensBlog-01

1. Conheça e utilize o Topsy

O Topsy é, além de uma ferramenta de monitoramento do Twitter, um bom espaço para procurar histórias populares sobre determinado assunto. Ao fazer uma busca, a página de resultados te mostra o conteúdo mais compartilhado e quantas pessoas estão falando dele em links, tweets, fotos, vídeos, ou perfis pessoais. Além de extrair ideias a partir do que as pessoas estão comentando, você pode usá-lo para conhecer quem são os maiores influenciadores em determinado assunto.

2. Se você ainda não tem o Flipboard, está na hora de baixar

O aplicativo Flipboard é um agregador de notícias e publicações de redes sociais no formato de uma revista personalizada. Ele te apresenta o conteúdo de acordo com os seus interesses e também permite que você crie suas próprias revistas, em que você “flipa” o seu material oficial. Com um design bonito e intuitivo, ele é uma fonte riquíssima de inspirações.

3. Conheça e compartilhe grandes apresentações

Você provavelmente já conhece o Slideshare, mas talvez ainda não tenha explorado todas as possibilidades da rede. Duas grandes razões para prestar mais atenção neste site: você pode encontrar apresentações de qualidade e ainda tem a facilidade para adicionar o seu próprio conteúdo na plataforma. Acredite, compartilhar apresentações pode gerar um bom engajamento, especialmente porque tem muita gente que está cansada do velho combo “fotografia + texto”. E se você não sabe bem como criar slides, algumas plataformas como o eMaze, permitem esta criação.

4. Configure o Google Alerts

O Google Alerts é um recurso muito utilizado para monitorar termos na internet. Você determina qual palavra-chave deseja acompanhar e recebe alertas via e-mail ao surgirem publicações com o termo. A dica aqui é criar alertas para assuntos relacionados ao seu negócio. Assim, você se mantém atualizado e aproveita para encontrar inspiração através dos resultados do monitoramento.

5. Experimente o BuzzSumo

Muito semelhante ao Topsy, o BuzzSumo é uma plataforma em inglês que te permite pesquisar palavras-chaves e descobrir quais são os links mais compartilhados sobre o assunto. Você pode filtrar os resultados por posts, infográficos, artigos, promoções, entrevistas e vídeos. Como a plataforma é em inglês, os melhores resultados também são para buscas feitas no idioma. Mas com alguma paciência, você também encontra resultados relevantes em português.

6. Explore o Google+ e o Pinterest

O Google+ tem uma seção chamada “Postagens Interessantes”, que mostra os assuntos que estão gerando mais engajamento na rede. Vale a pena dar uma olhada, tanto para procurar inspiração, quanto para compartilhar conteúdo com base nos assuntos do momento. Já o Pinterest é bastante conhecido como uma rede para compartilhamento de imagens, mas é também uma ferramenta útil para curadoria de inspirações porque lá você encontra citações e infográficos. Faça buscas usando expressões baseadas no que você faz, e temos certeza que você encontrará conteúdos que sua audiência gostaria de ler.

Mãos à obra!

O engajamento do seu público está diretamente relacionado à qualidade do seu conteúdo. É importante manter-se ativo e atualizado porque é assim que você encontrará  conteúdos interessantes para as suas redes.

E quando o assunto é encontrar inspiração, você usa alguma outra ferramenta? O que achou das dicas que recomendamos? Conte pra gente! 

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp