Pagamentos pelo WhatsApp são suspensos no Brasil

Pagamentos pelo WhatsApp: conheça a funcionalidade suspensa no Brasil

Você também comemorou a novidade dos pagamentos pelo WhatsApp anunciada recentemente?

O Brasil seria o primeiro país a receber a atualização se não tivesse sido suspensa por decisão do Banco Central (BC) e do Conselho Administrativos de Defesa Econômica (Cade).

Afinal, existe possibilidade da opção de pagamentos pelo WhatsApp ser liberada no país?

Continue a leitura para analisarmos juntos as possibilidades futuras!

Como funciona o pagamento pelo WhatsApp Pay e por que ele foi suspenso no Brasil?

Para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será necessário o cadastro em uma função chamada Facebook Pay que deve ser configurada no aplicativo. O pagamento digital para usuários será liberado, a princípio, para cartão de débito de uma empresa parceira cadastrado e autorizado.

Já para quem possui conta WhatsApp Busines, a parceria com a Cielo permite que a empresa solicite e receba pagamentos tanto de crédito quanto de débito.

Mas, por que o BC e a Cade paralisaram a função?

Segundo as instituições, a decisão de suspender o uso dos pagamentos digitais no aplicativo é necessária para analisar os riscos das operações e garantir o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Entre os riscos apontoados, estão os prejuízos para a concorrência, a eficiência das operações e a privacidade dos dados. Nesse sentido, a justificativa da suspensão é promover um ambiente competitivo seguro e transparente.

Provavelmente, em novembro de 2020, estará disponível para a população o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. O serviço, que promete tornar as transações financeiras ser mais eficazes, recebeu o nome de PIX.

Esse contexto gerou suspeitas em relação aos reais motivos para a suspensão da novidade do WhatsApp. No entanto, dependendo da avaliação do BC, a nova modalidade de pagamento do app do Facebook pode ser liberada em breve.

Vantagens do WhatsApp Pay para empresas

Você sabia que 99% dos brasileiros, que participaram da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, têm o WhatsApp instalado no smartphone?

Esse dado mostra porque o aplicativo desperta interesse para investimentos de empresas. Com tantos usuários ativos, o app é uma aposta para quem quer vender e criar vínculo com os clientes!

A pesquisa também revela que 61% dos entrevistados gostariam de realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo WhatsApp. Tendo como base a pesquisa, você pode entender porque a notícia sobre a opção de enviar e receber dinheiro pelo app gerou tanta expectativa.

Portanto, para quem já utiliza o WhatsApp Bussines, o pagamento digital pelo aplicativo pode facilitar as vendas e ajudar a aumentar a lucratividade!

Mas, por enquanto, teremos que aguardar as decisões do BC e do Cade!

Acompanhe as das novidades do mundo do marketing digital em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp